O JOGO DO ANO DO TRICOLOR
- ADVÍNCULA NOBRE
- 25 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

COLUNA DO NOBRE
Advíncula Nobre
O JOGO DO ANO PARA O TRICOLOR!
A Copa do Nordeste começa o processo de adelgaçamento ou afunilamento e não pensem que sou filologista ou expert na língua portuguesa, o que ocorre é que casualmente encontrei esse sinônimo meio estrambótico, relativo à diminuição e, parafraseando o jargão de um personagem do Chico Anísio me perguntei: Por que usar, por que não usar? Usei!
As Quartas de Final serão disputadas logo mais e, ao final, a sorte sorrirá para quatro torcidas bafejadas pela sorte e pela competência dos seus times, enquanto quatro outras chorarão as suas dores e desventuras.
A etapa, e não devemos esquecer que é eliminatória, foi dividida em quatro grupos: Grupo C: Fortaleza x Sport; Grupo D: Bahia x Botafogo; Grupo E: Confiança x Santa Cruz e Grupo F: Ceará x Vitória.
Na próxima etapa, as Semifinais, o vencedor do Grupo C se digladiará com o vencedor do Grupo F, enquanto o vencedor do Grupo B medirá forças com o vencedor do Grupo E.
Existe a possibilidade de uma semifinal entre Fortaleza e Ceará, contudo a hipótese de semifinais entre baianos e pernambucanos está descartada, pois se vierem a se encontrar será somente na finalíssima.
Confiando no Tricolor vamos ver as probabilidades de cada clube, de acordo com a ótica dos especialistas em previsões esportivas. Comecemos pelo Fortaleza que, similarmente ao nosso rival atuará mais cedo, às 16 horas, mas no Estádio Barradão.
Para esse jogo, de acordo com o site Chance de Gol, o Fortaleza, pelo Grupo C, conta com 56% de probabilidades de sair vencedor contra 19% do Sport. O empate que leva a decisão para as penalidades máximas tem 25% de perspectivas de vir a ocorrer.
O Bahia, Grupo D, que se defronta com o Botafogo (PB), na visão dos analistas tem 62% de exequibilidade de triunfar, porquanto o Botafogo conta com 14% e o empate com 24%. Esse jogo será realizado no estádio Pituaçu às 21h30m.
Pelo Grupo E o Confiança, com 20% de chances de triunfar, às 18h:30m, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), que dista 115,5 quilômetros de Salvador e que tem capacidade para 28.000 pessoas, luta com o Santa Cruz, que é o favorito com 44%, ficando o empate com 36%.
Encerrando as Quartas de final, Ceará e Vitória disputam vaga para as semifinais. A partida se desenrolará no Estádio Pituaçu às 16 horas e, consoante os especialistas o Vitória conta com 39% de expectativa de vencer contra 31% do Ceará, restando ao empate com 30%.
Nessa fase, no ponto de vista dos matemáticos, os quatro clubes com maiores possibilidades de vencer são: Bahia (62%), Fortaleza (56%), Santa Cruz (44%) e Vitória (39%).
Falando do embate reputado, eleito e consagrado pela torcida tricolor como o mais importante, o que concebível estando em consonância com a mais perfeita normalidade, tendo em vista que para qualquer torcida o jogo de maior destaque é o do seu time, a nossa expectativa é a de que o Tricolor faça uma partida irreparável e conquiste a vitória, que o deixará à duas rodadas do título.
Desde a retomada das competições o Rogério ainda não escalou o time tido como titular, situação que pode suscitar três explicações, revestidas de muita lógica:
Alguns jogadores estão com problemas físicos e afora isso existe a necessidade premente de “rodar o time”, ou de oferecer oportunidades a todos os atletas, condição sine qua non para que haja mais absorção e e aprimoramento do modelo tático empregado pelo Ceni, a chamada automação.
E a terceira explicação passa pelo atendimento às recomendações dos fisiologistas que sugerem que se resguardem alguns jogadores, mais desgastados e mais propensos a sofrerem lesões e, nesse caso, não há como evitar.
A nossa expectativa e a de que o Rogério possa contar com o time titular, especialmente no cinturão defensivo e, para tanto, teriam que retornar aos seus postos o Felipe e o Paulão que, no entanto, só deverão ser escalados se reunirem as condições ideais. Esse é o jogo do ano e exige a força máxima.
Por hoje c’est fini.
Comments