top of page

CHEGAMOS À ÚLTIMA RODADA COM TODOS OS JOGOS SENDO IMPORTANTES!



CHEGAMOS À ÚLTIMA RODADA COM TODOS OS JOGOS SENDO IMPORTANTES!


O Futebol brasileiro vai voltando aos poucos e numa velocidade meteórica iniciou a fase decisiva dos regionais. No domingo, com o Flamengo saiu na frente vencendo o eterno rival Fluminense por 2 x 1 e logo mais às 21 horas, com transmissão da SBT para todo o Brasil, teremos o jogo de volta em que o time rubro-negro joga pelo empate para ser campeão.


O nosso terá hoje a última rodada pela fase de classificação estando com três das quatro posições das semifinais definidas: Fortaleza, Ceará e Ferroviário, restando a última vaga que será decidida entre Guarany de Sobral e Atlético.


Ferroviário e Caucaia medem forças às 16 horas no Estádio Elzir Cabral sendo o Tubarão da Barra o favorito absoluto para este embate, enquanto o Caucaia, que saiu do páreo na disputa da vaga da Série D ao ser derrotado pelo Atlético, por 3 x 0 na rodada anterior, atuará como franco atirador, o que pode ser uma “faca de dois legumes” para o Ferroviário, como diria o saudoso Vicente Matheus.


O Ferroviário necessita da vitória para assumir o segundo lugar na tábua de classificação para as semifinais. O primeiro lugar será de Fortaleza ou Ceará e o terceiro ficará com o perdedor no confronto que reúne os dois centenários rivais.


O Clássico-Rei saído empatado e o Ferroviário vencendo, os três primeiros colocados serão Fortaleza, com 18 pontos, Ferroviário, com 16 e Ceará com 15. O Ferroviário já garantiu o terceiro lugar de qualquer jeito, visto que não poderá ser ultrapassado pelo Guarany, pois mesmo acontecendo a igualdade em pontos, levará vantagem no saldo de gols.


O Guarany de Sobral, na condição de visitante atuará às 16 horas contra o Barbalha, no Raimundão, em Caucaia e depende somente de si para se classificar para as semifinais, mas para tanto terá que vencer o Barbalha. Pode ser uma tarefa difícil, visto que o time sobralense nem de longe se compara com a equipe vencedora da primeira fase.


Os dois contendores vêm de derrotas pelo mesmo placar de 5 x 0 para Ceará e Fortaleza, tudo indicando que teremos um jogo parelho e muito equilibrado, com grandes possibilidades de sair empatado, resultado que seria péssimo para o time sobralense.


No meu ponto de vista o Guarany pode levar uma pequena vantagem, pois me pareceu melhor entrosado do que o Barbalha, haja vista que manteve alguns jogadores do time da primeira fase, mas para tanto necessita melhorar o rendimento.


O Atlético, às 16 horas, no Estádio Carlos de Alencar Pinto, na condição de favorito, recebe o Pacajus, que está no limbo, ou seja, garantido no ano que vem, não tendo mais maiores motivações para essa partida e, provavelmente o seu time estará bem desfalcado. Devemos que lembrar que o Atlético manteve o time da primeira fase, não vindo a sofrer maiores consequências nessa retomada.


Para se classificar, para as semifinais, além de ter que fazer o dever de casa, vencendo o Pacajus, terá que torcer por um tropeço do Guarany uma vez que, com um ponto a menos, 9 contra 10, não dependerá mais apenas de si para passar de fase. ,

,

Por fim o Clássico-Rei em que o Fortaleza, a exemplo do Guarany de Sobral depende apenas de si para garantir o primeiro lugar nas semifinais e, para conseguir este objetivo basta empatar com o Ceará.


De acordo com o Jardel, pele menos a frase lhe é atribuída, “clássico é clássico e vice-versa”, de modo que não podemos arriscar um favorito para este embate, que será realizado no Castelão às 22h30m. O Fortaleza tem 15 pontos e o Ceará 14, de modo que os dois estão por demais equilibrados na tábua de colocação.


Fôssemos arriscar um palpite com base na produtividade dos dois clubes, espelhados na rodada anterior teríamos que cravar um empate, isto porque o Fortaleza não foi muito exigido pelo Guarany e o Ceará pelo Barbalha. Na minha ótica Barbalha e Guarany estão muito nivelados tecnicamente.


Talvez arriscássemos um olho afirmando que o Fortaleza atuou com um time alternativo contra o Guarany e o Ceará pôs em campo o time titular contra o Barbalha, para defender a premissa de que o Tricolor é o favorito e não estaríamos, no todo, equivocados.


Sabemos sobejamente que um clássico, por si só nivela tudo, não sendo à toa a existência do tal “vice-versa, de forma que vamos cravar um empate, acentuando que se tiver um vencedor esse deverá ser o Fortaleza por ter, teoricamente, um time mais entrosado e espero não morder a língua.


No cômputo geral, ou seja, nas duas fases do campeonato o Fortaleza somou 15 pontos, relativos a 5 vitórias, 0 empates e 1 derrota, tendo marcado 18 gols e sofrido 3. O Ceará tem 14 pontos, oriundos de 4 vitórias, 2 empates e zero derrotas. Assinalou 9 gols e sofreu apenas 1.


Teremos hoje à noite, por conseguinte, o choque entre o único invicto no campeonato, o Ceará, que tem a melhor defesa, contra o Fortaleza, que tem o melhor ataque, contudo, temos que considerar que houve a troca de treinadores no nosso rival, de modo que não sabemos se o Guto Ferreira escalará um time ofensivo, ou priorizará a defesa, feito o seu antecessor.


Em verdade o Fortaleza já entrará em campo com o primeiro lugar garantido, não significando que jogará retrancado, mas com certeza o Rogério será um pouco mais precavido, enquanto o nosso rival necessita ir para à frente, pois só a vitória interessa.


O que podemos depreender desses modelos táticos antagônicos é que o Fortaleza, aproveitando-se muito bem da velocidade dos seus avantes, dará primazia aos contra-ataques, enquanto o rival deve jogar na base da pressão, teste muito bom para a nossa defesa, a segunda melhor do certame e que precisará estar mais protegida. Esse será o cenário da partida.


Por hoje c’est fini.






 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
POR TRÁS DO BLOG
Advíncula Nobre

Advíncula Nobre, colaborava com o site Razão Tricolor e quando esse encerrou, passei a colaborar com os Leões da Caponga, que também encerrou as atividades, quando então ainda residindo em Guarabira (PB), resolvi criar o site para publicar a Coluna do Nobre, que eu já publicava no Leões da Caponga. Isso aconteceu há cerca de 11 (onze) anos. Sou formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, turma de 1989 e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Torço pelo Fortaleza Esporte Clube desde Outubro de 1960 e comecei a frequentar o Estádio Presidente Vargas, na condição de menino pobre na "hora do pobre". O estádio abria 15 minutos antes do término da partida para que os menos favorecidos tivessem acesso. Foi assim que comecei a torcer pelo Fortaleza. Morei em Guarabira (PB) por 27 anos e sempre vinha assistir a jogos do meu time. Guarabira (PB) dista 85 Km de João Pessoa capital Paraíbana e 650 km de nossa cidade Fortaleza (CE). Também morei em Patos (PB), Pau dos Ferros (RN), Nova Cruz (RN) União (PI) e Teresina (PI). Também cursei Administração de Empresas e Direito, em virtude de transferências, não terminei essas duas faculdades. Era o meu emprego e o pão de cada dia ou as faculdades.

Desenvolvido por:

(88) 9 9776 7362

© 2016 por "Fortaleza Sempre". Orgulhosamente criado com Go Gestor

bottom of page