O FORTALEZA TEM UM TIME PARA COMEÇAR O ANO!
- ADVÍNCULA NOBRE
- 4 de jan. de 2020
- 3 min de leitura

PAULÃO TERIA RENOVADO?
O FORTALEZA TEM UM BOM ELENCO PARA COMEÇAR O ANO!
O Fortaleza, se muito não me engano, tem a sua apresentação prevista para a próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro, no Centro de Excelência Alcides Santos e conforme o usual, na data citada serão iniciados os exames médicos de praxe, que costumam se estender por cerca de dois a três dias, quando então começam os trabalhos com bola.
Até o momento e considerando que não foi anunciada nenhuma contratação, haja vista que o acerto com o Cariús já havia ocorrido em setembro do ano passado, quando foi assinado o pré-contrato, o Fortaleza não anunciou nenhuma contratação, mas apenas a renovação do Derley, que continuará no elenco.
Dessa forma o clube conta com 24 jogadores neste início de temporada, a saber: Goleiros: Boeck (2020), Felipe Alves (2020) e Max Wallef (2020). O Boeck e o Max já tinham contrato em vigor e o Felipe Alves renovou por mais uma temporada.
Nas laterais nenhuma novidade, visto que o clube continuará contando para a lateral-direita com o Tinga (2021), Gabriel Dias (2020) e para a lateral-esquerda com Bruno Melo (2021) e Carlinhos (2020). Teoricamente o clube não necessitará de reforços para essas duas posições, pelo menos a priori.
Para a zaga o Tricolor contará com Quintero, zagueiro pela direita e com Jackson e Roger Carvalho para a esquerda. Especula-se que o Paulão teria renovado, haja vista que o seu nome voltou a figurar no tópico “elenco” do clube. Oxalá!
No meio de campo, iniciando com os volantes, o Tricolor continuará tendo os serviços de Felipe (2021) e Bonilha (2020). Renovou com Derley (2020) e Juninho (2020). Não temos conhecimento de outras démarches para renovação, como por exemplo, com o Araruna, de forma que avaliamos que deve acontecer a contratação de mais dois profissionais para o setor.
No “meio de campo de engenharia”, ou de criação, que no sistema tático do Rogério não tem tido o destaque tradicional que é dado à posição, o Fortaleza contará com Marlon (2020), Mariano Vasquez (2021) e Matheus Vargas ( 2021). Não acredito que as contratações do setor sejam tidas como primordiais, contudo, no meu ponto de vista o clube deve contratar mais um profissional para esse importante setor.
No ataque, até o momento o Tricolor contará com os atletas que já tinham contrato: Osvaldo (2020) e Wellington Paulista (2021) e Kieza (abril-2020). Renovou com o Romarinho (2022), Ederson (2020) e contratou Edson Cariús (2021).
Deve contratar mais algumas peças, especialmente de atacantes de velocidade, visto que perdeu o Edinho, que retorna ao Atlético Mineiro. Falam-se em renovação do André Luís, que nem é atacante de velocidade e nem centroavante e que tem por características de recomposição de marcação.
Ao todo o Fortaleza conta com 24 jogadores e, supondo que tivesse que enfrentar o Vitória de imediato, pela Copa do Nordeste, partida que acontecerá no dia 25, o questionamento passa por saber qual seria o time que o Tricolor mandaria a campo?
Dentro da proposta do Rogério Ceni e sem ter a certeza de que haverá revezamento, particularmente entre os goleiros, que acreditamos venha a ocorrer, o Fortaleza jogaria com a seguinte onzena:
Felipe Alves (Boeck); Gabriel Dias, Quintero. Paulão (Jackson) e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Romarinho, Ederson, Wellington Paulista e Osvaldo. A nossa observação refere-se aos laterais, vez que acreditamos que num jogo fora de casa o Ceni optará por jogadores de mais força na marcação.
Comporiam o Banco: Boeck (Felipe Alves); Tinga, Jackson (Roger Carvalho), Carlinhos, Bonilha, Derley, Mariano Vasquez (Max Wallef), Marlon e Kieza (Cariús), que completariam a delegação de 20 atletas. Haveria a possibilidade do Ceni optar por três goleiros na delegação e, nesse caso, sairia da relação o Mariano Vasquez.
A conclusão a que chegamos é que o elenco já começa a temporada mais encorpado do que o do ano passado, tanto é que já temos um time dos mais competitivos para iniciar a temporada, especialmente se levarmos em conta a sua performance nas rodadas finais da Série A, visto que, a exceção do Éderson, que substitui o Edinho, a equipe é a mesma que terminou a competição.
Vou meter o bedelho numa discussão que vem se estendendo com relação à década, em razão de algumas reportagens apontarem o ano de 2019 como o fim de uma década, o que não é verdade.
Desde a instituição do calendário gregoriano, em 1582, pelo papa Gregório XIII, as décadas, assim como os séculos, passaram a ser contadas a partir do ano um terminando no ano dez. Em assim sendo, essa década se iniciou em 2011 e terminará em 2020.
Por hoje c’est fini.
Comments