A SUL-AMERICANA ESTÁ DE BOM TAMANHO!
- ADVÍNCULA NOBRE
- 5 de dez. de 2019
- 3 min de leitura

PARABÉNS AO FORTALEZA E AO BAHIA PELA SUL-AMERICANA DE 2020!
A SUL-AMERICANA ESTÁ DE BOM TAMANHO!
O carro, em termos de imprensa cearense, está andando à frente dos bois, num inversão da ordem natural das coisas, isto porque o Brasileirão ainda não acabou, até porque a última rodada será importantíssima para os clubes cearenses, mormente para o nosso rival e o mote desse segmento a que me refiro é sobre a permanência ou não do Rogério Ceni.
Não vou dar muito espaço para o assunto, mas me sinto no dever de contestar a assertiva de alguns profissionais da imprensa alencarina, especialmente daqueles que parecem nutrir um ódio gratuito e injustificado pelo nosso treinador, que afirmam que o mesmo já está em negociação com o Athlético Paranaense, antes mesmo do término da Série A.
Quem assim age não tem respeito pela própria reputação, visto que se eu fizesse uma predição ou uma afirmação especulativa e equivocada e sem qualquer embasamento, por certo, morreria de vergonha, particularmente por essa falta patente e latente de profissionalismo.
Não têm apreço, outrossim, pela reputação dos outros porque estão tentando denegrir a imagem de um treinador íntegro e de palavra que, com certeza não serviria ao mesmo tempo a dois senhores e tampouco faria jogo duplo.
Deixemos o campeonato acabar para o Ceni, que é livre para escolher o seu destino, decidir para onde quer ir e só tem dois caminhos: No primeiro terá que se decidir se fica num clube no qual é o protagonista e que tem uma torcida que o adora! Pode ser que alguns gatos pingados não gostem dele, mas nem Cristo agradou a todo mundo.
No outro caminho terá que escolher se prefere assumir um desafio que, segundo a imprensa, neste momento é representado pelo Athlético Paranaense e não duvidamos, um clube teoricamente bom para trabalhar, mas no qual, a exemplo do Cruzeiro, o Ceni seria apenas mais um.
Até poderá vir a ser o dono da festa, mas para isso demanda tempo, pois a despeito dos recursos serem mais abundantes, as exigências também o são e ninguém garante que terá a acolhida, a liberdade e a prerrogativa de ditar as normas, como o faz no Fortaleza. Qualquer das suas escolhas respeitaremos. Se ficar nos regozijaremos, mas se sair lamentaremos, mas a vida, inexoravelmente seguirá o seu curso.
Não somos do observatório da imprensa e aproveitamos o momento para dizer que já estamos há pouco mais de um ano sem o Alberto Dines, o seu fundador, mas igualmente refuto a ênfase que foi dada ao fato do Fortaleza ter empatado ontem com o Fluminense e, por conseguinte, ter desperdiçado a chance de ir para as Pré-Libertadores.
Em primeiro lugar gostaria de afirmar que o Fluminense é um time em ascensão que, nas últimas 5 rodadas, havia conquistado 8 pontos, apresentando um rendimento de 53,33%. Além do mais, tem tradição e camisa e jogou ao sabor do incentivo da sua torcida, cujos mais de 40.000 torcedores o empurraram em busca vitória.
O Fortaleza não estava diante de um time qualquer, mas de uma equipe que deu uma arrancada final e se livrou do rebaixamento e que luta por vaga na Sul-Americana. Temos, então, que creditar os méritos à equipe do Fluminense que, a todo tempo buscou a vitória.
Por outro lado, o Corinthians se encontrava à frente do Fortaleza com 4 pontos e enfrentaria o Ceará e o Fluminense nas duas últimas rodadas, teoricamente adversários menos encorpados, pelo menos nesse certame. Com relação ao time paulista o Fortaleza dependia do seu torpeço, que efetivamente não aconteceu.
A derrota do Internacional para o São Paulo, de certa forma inesperada, dado à campanha irregular do time paulista, poderia ter dado uma sobrevida ao Tricolor, caso tivesse vencido o Fluminense.
Nesse caso o Fortaleza precisaria vencer o Bahia e torcer por uma derrota do Internacional que em casa enfrentará o Atlético Mineiro, donde se conclui que a possiblidade não era assim tão forte e cristalina como apregoam os comentaristas de casos acabados.
Temos que parabenizar o Fortaleza pela posição atual, que será mantida se vencer o Bahia e só depende de si, até porque no início do ano essa mesma imprensa falava que o Fortaleza seria vítima do efeito bumerangue: Batia e voltava. Quebrou a cara, pois o Leão, além de se manter com louvor ainda chegou à Sul-Americana, conquista que ninguém imaginava que pudesse vir a ocorrer.
Por hoje c’est fini.
Comments