VITÓRIA PARA SACRAMENTAR A PERMANÊNCIA!
- Max Wenderson
- 17 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

RÁDIO WEB LEÃO NOBRE
ACESSOS
:
Através do site:
www.fortalezasempre.com.br
APP:
Play Store: Rádio Leão Nobre
Baixe o aplicativo no seu celular e tenha boa música e notícias do Fortaleza e da Série A.
RÁDIO LEÃO NOBRE
“A RÁDIO QUE TOCA O FUTEBOL E TOCA O FORTALEZA”!
ÁS 15H30M
COLUNA DO NOBRE
VITÓRIA PARA SACRAMENTAR A PERMANÊNCIA!
A 33ª rodada teve início ontem com 2 jogos, Santos 1 x 1 São Paulo e Fluminense 1 x 1 Atlético Mineiro, resultados que foram bons para os times do “Baixo Clero”. Poder-se-ia dizer, a princípio, que o embate entre Santos e São Paulo não tem qualquer relação com os clubes que lutam pela permanência, o que é um ledo engano, vez que nesse afunilamento, todo e qualquer resultado pode trazer consequências boas ou ruins para esses clubes.
O Santos, em terceiro lugar, com 65 pontos ficou a 2 do Palmeiras na luta que trava, por enquanto, pelo vice-campeonato, torcerá por um tropeço palmeirense contra o Grêmio, fora de casa. O Grêmio está em quarto com 56 pontos e tem o São Paulo nos seus calcanhares com 53, de quem precisa ganhar distância.
De modo prático, na próxima rodada o Santos recebe o Cruzeiro, que deve vencer hoje e que precisa ser contido para que que seja evitada a sua aproximação com o Fortaleza, visto que, à essa altura do campeonato temos que torcer evidentemente pelo tropeço dos nossos concorrentes.
O São Paulo, por sua vez, na próxima rodada vem enfrentar o Ceará, que é nosso concorrente e, portanto, fieis ao princípio de que não podemos torcer pelos nossos concorrentes diretos, a não ser quando enfrentarem clubes que estão abaixo do Tricolor na tabela, esperamos que no citado confronto o time paulista esteja necessitando da vitória para defender a sua sobrevivência na Libertadores.
O curioso é que nessa briga pela Libertadores, no embate Grêmio x Palmeiras, o Santos torce a favor do Grêmio e o São Paulo contra, de modo que a igualdade no placar nesta partida, não resolve completamente o caso dos dois concorrentes, mas os deixa mais esperançosos.
O resultado, “pai d’égua”, como se diz no “cearensês” que, consoante os filólogos é um dialeto falado por 8,5 milhões de habitantes, foi o empate em 1 x 1 entre Fluminense e Atlético Mineiro, que segurou ou refreou a ambos.
O Fluminense somou 35 pontos, deixou provisoriamente a zona de rebaixamento, mas pode ser superado pelo Cruzeiro, que soma igualmente 35, mas perde para o time carioca em número de vitórias, 9 contra 7. O Cruzeiro é o favorito contra o rebaixado Avaí com 66%, mas vamos mesmo assim torcer por uma vitória catarinense ou pelo empate.
O Fluminense que deve voltar à zona maldita, indiscutivelmente sofreu um revés dentro de casa, que pode complica-lo mais ainda, vez que na próxima rodada enfrentará fora de casa o CSA, que, pelo menos de momento, ainda está no páreo e tenta evitar o rebaixamento.
Por fim o jogo do Fortaleza contra um CSA em que o time alagoano não pode nem pensar empara e muito menos perder, posto que o resultado negativo o deixaria com os mesmos 29 pontos 15 pontos do número 44, que como vimos sustentando é o salvo conduto para a Série A de 2020 e restando somente 15 pontos em disputa.
Para o Fortaleza podemos dizer que o embate contra o CSA se configura entre os três mais importantes do ano, tendo em vista que vale a vitória vale a permanência na Elite. Os outros dois mais importantes foram a disputa da Copa do Nordeste e do Cearense.
Para esse embate, consoante os matemáticos o Tricolor é o favorito com 62%, oxalá estejam certos e o time alagoano tem 14%, ficando o empate com 24%. Traçamos um paralelo entre o aproveitamento dos dois clubes nas últimas 5 rodadas, que nos dar um balizamento da situação atual para dizer que o Fortaleza somou 8 pontos apresentando um percentual de 53,33% e o CSA somou 3 pontos, com um aproveitamento de 20%.
No cômputo geral o Fortaleza leva desvantagem, visto que o Fortaleza em 21 jogos venceu 3, empatou 8 e perdeu 6. Nos últimos 5 jogos, cujos resultados nos fornecem uma amostragem da tendência atual, o Fortaleza venceu 1 embate fora de casa pelo Primeiro Turno da Série A deste ano e empatou 4 confrontos válidos pela Copa do Nordeste de 2019 e pela última partida da final da Série C de 2017, numa indicação de que o quadro vem sendo revertido.
O que devemos esperar é uma partida dificílima em que o Fortaleza tem jogar com sabedoria para conquistar essa vitória, de importância fundamental para a consecução do seu primeiro e mais importante objetivo, o de permanecer na Elite do Futebol Brasileiro. Com o apoio inestimável da torcida não tenho dúvidas de que conseguiremos essa vitória.
Por hoje c’est fini.
Comments