AO FORTALEZA BASTA VENCER PARA SUBIR NA TABELA
- ADVÍNCULA NOBRE
- 25 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

FOTO/DIVULGAÇÃO
AO FORTALEZA BASTA VENCER PARA SUBIR NA TABELA
Temos plena consciência de que essa tomada de posição unilateral do Ceará com relação à divisão desigual de torcida no Clássico-Rei representa uma quebra de acordo por parte do Time de Porangabuçu e um retrocesso ,que pode não ser benéfica com relação ao futuro da parceria.
Consideramos, contudo, que o Clássico-Rei somente será disputado na próxima semana, de modo que, para usar uma expressão muito em voga, vamos virar a chave e focar naquilo que nos que nos interessa de momento, que é o importantíssimo confronto com o Corinthians.
A verdade é que nesse momento do campeonato temos muito o que comemorar, vez que nas três últimas rodadas o Fortaleza, em 9 pontos possíveis conquistou 7, apresentando um percentual de aproveitamento de 77,77% que, se mantido, o levará a brigar pelo título e lhe asseguraria, de pronto, uma vaga na Libertadores. Sonhar é preciso, mas para atingir a esse sonho manter a performance é necessário.
Esse salto de qualidade trouxe frutos imediatos para o Tricolor que, na oitava rodada, lutava pela permanência na competição do ano vindouro tão somente com 8 equipes, fato que evidenciamos naquela ocasião.
Na 12ª rodada, em que o seu embate será duríssimo, pois enfrentará um dos maiores e mais laureados clubes do país, o Corínthians, o Fortaleza entra com um cabedal melhor visto que, está disputando, ou fazendo parte de um mesmo campeonato com 13 equipes.
Somente 6 clubes estão no campeonato disputado no andar de cima e isso é muito bom, pois quanto maior for o universo de concorrentes, pela lei das probabilidades, as chances tricolores são maiores. É a velha história de se dizer popularmente: “Quanto mais cabras, mais cabritos”.
Das equipes que estão no mesmo barco do Tricolor, 5 não poderão alcança-lo nesta rodada: Cruzeiro, 10 pontos; Fluminense, 9; Chapecoense, 8; CSA, 6 e Avaí, 6 e somente uma poderá ultrapassá-lo, o Vasco, que tem 10 pontos. Poderemos deduzir que o Fortaleza, na pior das hipóteses terminará a rodada em 15º lugar.
Considerando-se a situação tricolor em relação às 7 equipes que estão à sua frente ver-se que todas elas poderão ser superadas, na eventualidade de uma sua sobre o Corínthians que, indiscutivelmente será um embate de 6 pontos.
Ceará, 14 pontos; Bahia, 15; Grêmio, 15; o próprio Corinthians, 16; Goiás, 16; Botafogo, 16 e Atlético Paranaense, 16 poderão ser perfeitamente superadas. Temos, contudo. que considerar a relação de favoritismo dessa equipes com relação aos seus adversários.
Entre as equipes que poderão ser superadas pelo Tricolor, na eventualidade de vir a vencer o Corínthians temos o Ceará que se pega com o Internacional fora de casa e não é o favorito. O Vasco, que poderia superá-lo enfrenta o Palmeiras fora de casa e a possibilidade de se sair bem é bastante remota.
Entre os times que provavelmente não devem ser ultrapassados pelo Tricolor na rodada estão o Bahia que enfrenta a Chapecoense e, a despeito de atuar fora de casa é o favorito. Situação idêntica é a do Grêmio que se digladia fora do seu território com o CSA, configurando, entretanto, como um dos maiores favoritos da rodada.
Entre as equipes que fazem jogo duríssimo, cujos resultados passam a ser incógnitas estão o Atlético (PR) que enfrenta o Cruzeiro fora de casa, em jogo muito equilibrado e o Botafogo, que faz o clássico com o Flamengo e como dizia o Jardel “clássico é clássico e vice-versa”.
Nesse rol temos ainda o Goiás, que atua em casa e se digladiará com o Atlético Mineiro, que está sequioso para vencer, após o empate com o Fortaleza, após estar vencendo por 2 x 0 e que foi considerado um desastre e um fracasso, pela sua torcida.
Feita toda essa análise e considerando que o Fortaleza, empurrado pela força motriz da sua torcida, poderá vencer o Corinthians, deduzimos que as suas possibilidades na tabela são de que possa terminar a rodada na décima ou na nona posição. É só fazer o dever de casa com esmero, o resto virá por acréscimo.
Por hoje c’est fini.
Comments