TOQUE DE LETRA
- ADVÍNCULA NOBRE
- 11 de jun. de 2019
- 3 min de leitura

1 – PENSAMENTO DO DIA
Não se preocupe com pessoas chatas. São como a erva daninha, que o sol abrasa e que o gado pisa! (Samuel Ranner).
2 – O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA DO FEC
11 de junho de 1933 – Fortaleza 2 x 0 Ceará (86 anos).
3 - TOQUE DE LETRA
Como assim cara pálida? O Fortaleza é garfado e tem gente afirmando que: “O protesto do Tricolor é inútil porque a Comissão de Arbitragem da CBF tem problemas mais importantes para resolver”.
Pergunto-lhe: Existem coisas mais importantes no país para resolver do que combate à corrupção, ao roubo e à violência dentre outras transgressões às normas e a lei?
Por outro lado, o cidadão em questão defende que o Fortaleza “é peso pena diante do vencedor Grêmio, que é peso pesado. E a geografia é massacrante...”. Quer dizer então ó gajo que os pequenos não podem ter acesso aos direitos preconizados pelas leis e tampouco que a justiça seja feita?
Quer dizer então que o artigo quinto da Constituição federal deves ser rasgado?
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Não aceito, portanto, esse tipo de argumentação e de ideologia, até porque é discriminatória e transforma o nosso futebol e por extensão o nosso país, num feudo de “castas” e não estamos na Índia, que tem cerca de 3.000 castas, que se baseiam na hierarquia social, composta de privilégios e deveres. Privilégios para os grandes e deveres para os pequenos.
Admitir esse tipo de segregação no nosso futebol, em que o grande tem todos os privilégios, podendo inclusive ser beneficiado por atos ilegais é condenar os menores à ruina e a serem párias do nosso esporte bretão.
Por outro lado, temos o dever de defender o nosso futebol quando este é vilipendiado. Desdenhar e diminuí-lo de forma jocosa me parece uma espécie de humor negro, ou uma atitude de alguém que tem complexo de inferioridade. É evidente que respeitamos a linha de pensamento de todos, embora nem sempre concordemos com a mesma e é o caso.
Estou entre aqueles que ovacionam e aplaudem o nosso futebol e que estão prontos e a postos para defendê-lo em quaisquer circunstâncias. Aliás divido muito que esse segmento da imprensa, mantenha esse ponto de vista quando o Ceará for garfado e garanto que não vai custar muito.
4 – ANIVERSARIANTES DO DIA
- Conselheiros:
8 de junho: Eliomar Torres Martins
José Jario da Silva Vieira
9 de junho: Alciomar Costa de Carvalho
José Carlos Braide N. Gama
Filho.
10 de junho: Omã Murab de Oliveira
5 - DESTAQUES
1 – Quadro de Sócios
SEJA SÓCIO
Hoje somos 29.724 sócios
2 – Arbitragem Para Fortaleza x Cruzeiro
Árbitro: Heber Roberto Lopes/SC
Assistente 1: Alex dos Santos/SC
Assistente 2: Eder Alexandre/SC
4º Arbitro: Luiz César de Oliveira Magalhães/CE
Analista de Campo: Paulo Sílvio dos Santos/CE
VAR: Rafael Ttraci/SC
AVAR1: Rodrigo D'Alonso Ferreira/SC
AVAR2: Thiaggo Americano Labes/SC
Observador de VAR: Antônio Pereira/GO
3 – HEBER NÃO É UNANIMIDADE
São poucos os clubes brasileiros que não têm bronca contra o árbitro Heber Roberto Lopes, estima-se em cerca de duas dúzias. As exceções, consoante as más línguas são somente o Corinthians e o Ceará. Torçamos para que não nos prejudique.
4 – JOGOS DOS NOSSOS CONCORRENTES
Seis dos dez jogos desta rodada que interessam ao Fortaleza:
1 – Botafogo x Grêmio – Vitória do Botafogo.
2 – CSA x Flamengo – Vitória do Flamengo
3 – Vasco x Ceará – Empate ou vitória do Vasco.
4 – Palmeiras x Avaí – Vitória do Palmeiras
5 – Chape x Fluminense – Empate.
6 – Goiás x CAP – Vitória do Athletico
5 – CRUZEIRO SEM VENCER FORA DE CASA
O Cruzeiro não vence uma partida fora de casa desde o dia 3 de junho de 2018, quando triunfou sobre o Ceará por 1 x 0, gol de Sassá, pela nona rodada do Brasileirão. Interessante é que o Ceará perdeu no aniversário deste ano e no do ano passado e como não estamos aniversariando vamos vencer para que o jejum cruzeirense continue.
À Demain!
Comentários