O FORTALEZA TEM TÍTULOS OFICIAIS DE CAMPEÃO DO NORTE E NORDESTE.
- ADVÍNCULA NOBRE
- 29 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

O FORTALEZA TEM TÍTULOS OFICIAIS DE CAMPEÃO DO NORTE E NORDESTE.
A imprensa tem falado que o Fortaleza e o Botafogo nunca conquistaram o Nordestão, assertiva com a qual não concordamos, visto que o Fortaleza tem títulos reconhecidos pela CBF e outros não reconhecidos, pelos quais a Liga do Nordeste está lutando pelo reconhecimento.
No formato atual o Fortaleza ainda não venceu, contudo, o primeiro certame regional, que teve o nome de Copa Cidade de Natal, reconhecido como o primeiro torneio do Nordeste, foi conquistado pelo Tricolor em 1946, cuja decisão ocorreu em 1947, ano em que nasci.
Consoante pesquisas a Copa Cidade de Natal reuniu os campeões dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, respectivamente Fortaleza, América (PE), Treze e América (RN) e se constituiu no primeiro campeonato regional.
Foi disputada em Natal, como comemoração da inauguração do Estádio Juvenal Lamartine e a decisão ocorreu entre América (RN) e Fortaleza. A primeira partida realizada em 18 de maio de 1947 terminou empatada em 2 x 2 e na segunda ocorrida em 21 de maio o Fortaleza venceu por 3 x 1.
Em 1970 foi realizado mais um Torneio Norte e Nordeste, dividido em grupos e subgrupos, ressalvando que o nosso rival não logrou a classificação para o Quandr5angular Final, ficando na penúltima posição do Hexagonal Final.
O Quadrangular Final foi disputado por Fortaleza, Sport Recife, Fast Club e Tuna Luso, sendo essa a ordem da classificação final, evidenciando apenas que o Fortaleza e o Sport terminaram empatados, ambos com 7 pontos, mas o Tricolor de Aço foi campeão pelos critérios de desempate.
O Torneio Otávio Pinto Guimarães, competição realizada em 1986, com o fito de preencher uma grande lacuna no já desorganizado calendário nacional e que levou o nome do então presidente da CBF, foi disputada em jogos de ida e volta por América/RN, Alecrim/RN, Ferroviário, Botafogo/PB, Fortaleza e Campinense/PB.
A final ocorreu tão somente em 1987 e foi genuinamente cearense, visto que reuniu Fortaleza e Ferroviário. O Fortaleza sagrou-se campeão ao derrotar na finalíssima o Ferroviário por 2 x 0.
Os títulos de Campeões do Nordeste e do Norte-Nordeste, oficiais e não-oficiais, no total de 38, por cujo reconhecimento a Liga do Nordeste está lutando, através do seu presidente Alexi Portela, não obstante o descaso da CBF, estão assim distribuídos:
Bahia – 7 títulos
Náutico, Vitória e Sport - 5
Fortaleza e Ceará: 4
Santa Cruz: 3
América-RN: 2
Ypiranga, CRB e Campinense: 1
O Fortaleza vencendo hoje, e que Deus nos ajude, chegará a 5 títulos e empatará com Náutico, Sport e Vitória que têm 5. Na eventualidade de o Botafogo vencer, hipótese com a qual não trabalhamos, igualar-se-á ao seu rival Campinense, que tem um título.
Os zonais conquistados pelo Fortaleza em 1960 e 1968, o credenciaram a disputar o título da Taça Brasil nos citados anos, contra Palmeiras e Botafogo que se sagraram campeões, ficando o Tricolor, obviamente como vice. Ressalte-se que a Taça Brasil foi reconhecida pela CBF como Campeonato Brasileiro.
Por hoje c’est fini.
Comments