BRASILEIRÃO - CHOQUE DE CAMPEÕES
- ADVÍNCULA NOBRE
- 28 de abr. de 2019
- 3 min de leitura

CHOQUE DE CAMPEÕES
O jogo de abertura do Brasileirão, embora seja precedido por outras partidas, seguindo a tradição, será disputado entre os campeões das Séries A e B Palmeiras e Fortaleza, no Alianz Parque, às 19 horas deste domingo. Será literalmente um choque de campeões
O Palmeiras que, consoante os analistas se configura como o clube brasileiro que é detentor do melhor plantel, se dar ao luxo de formar três times, todos praticamente do mesmo nível técnico.
Vem de uma vitória arrasadora, fora de casa, sobre o Melgar, da cidade de Arequipa no Peru, que tem uma altitude de 2.335 metros, sendo uma das mais povoadas e mais antigas, visto que tem 844.407 habitantes e foi fundada em 1540.
Mercê dessa vitória retumbante o time palmeirense, como se diz popularmente vem para cima do Fortaleza “cheio de moral”, ou bastante motivado.
A torcida Palmeirense está muito entusiasmada e confiante, tanto é que a vendas antecipada de ingressos já beira a casa dos 30 mil, o que comprova que o Fortaleza é um adversário dos mais conceituados e respeitados.
Não temos dúvidas, corroborando com os sites de previsão, de que o Palmeiras é o favorito absoluto neste embate, pela estrutura que possui, pelo plantel, pela sua torcida, a terceira em ranking de público no país e pela sua história como o maior campeão do Brasil, detentor que é de doze títulos nacionais.
O Fortaleza, no entanto, vai encará-lo com muita dignidade, humildade e espírito de luta e, como se diz popularmente que “quem morre de véspera é o peru”, sem sombra de dúvidas ainda não está perdido e enfrentará o todo poderoso adversário com muita garra, determinação e espírito de luta.
É evidente que reconhecemos a indiscutível qualidade técnica do adversário, mas o que devemos esperar do Fortaleza de Ceni é um time destemido, que jamais esmorecerá, e buscará um bom resultado até o último minuto, isto porque “o risco que corre o pau, corre o machado”.
Historicamente, em que pese as duas derrotas acachapante de 1960, existe um equilíbrio dos mais acentuados nestes confrontos, visto que o Fortaleza tem 3 vitórias e o Palmeiras 4, tendo ocorrido 4 empates.
Das três vitórias do Fortaleza, duas ocorreram fora de casa. Em 14 de março de 1984 o Tricolor venceu por 1 x 0 e em 17 de julho de 2005 triunfou por 2 x 1. Estatística é apenas um balizamento, mas pode ser servir como um alento. E por que não?
Lembramos que o jogo não será transmitido por TV aberta, mas apenas pela TV fechada TNT, sucessora dos direitos da Esporte Interativo que, para desdita do futebol nordestino, encerrou as suas atividades no Brasil.
As novas alterações da FIFA já estão em uso e vemos conta-las, contudo hoje nos reportaremos a uma que acaba com a malandragem que existia no futebol mundial, mas de forma muito acentuada, no Brasil e na América do Sul.
Ocorria que um determinado time estava com um ataque perigoso em curso e um atacante caia lá na hora oposta. O árbitro paralisava a partida e dava bola ao chão que era devolvida p0ara a defesa do time atacado, ou para a linha de fundo.
A bola ao chão agora não terá disputa. Será “dada” pelo árbitro a último jogador que tocou nela antes da paralisação e dentro da área será do goleiro. Essa mudança tem por objetivo consertar a aberração do tal “fair play”, que causava injustiça e confusão.
Reportamo-nos à Copa do Nordeste para responder uma pergunta que tem sido recorrente: O Kieza que já está regularizado por também atuar por aquela competição?
Pode não, pois o artigo 5º do REC, Regulamento Específico, determina no seu parágrafo único que os novos atletas só poderiam ser inscritos até o último dia útil que antecedia às Quartas de Final.
Por hoje c’est fini.
Comments