LARGADA PARA AS FASES DECISIVAS DA COPA DO NORDESTE
- Advíncula Nobre
- 6 de abr. de 2019
- 3 min de leitura

LARGADA PARA AS FASES DECISIVAS DA COPA DO NORDESTE
A fase eliminatória da Copa do Nordeste, denominada de quartas de final e no futebolês de mata-mata se inicia hoje com duas partidas: Ceará x Náutico e Santa Cruz x CRB e em que pese o nosso foco ser o Fortaleza, há que se analisar essas partidas, tendo em vista que ambas nos interessam.
A partida envolvendo o nosso rival nos interessa pelo fato de que em o Fortaleza se classificando poderá enfrentar um desses dois adversários na finalíssima e o segundo, reunindo adversários do nosso grupo tem importância porque desse confronto sairá um semifinalista. Não há, pois, como desvincular essas partidas da história do Tricolor.
Para o confronto de logo mais entre Ceará x Náutico o time de Porangabuçu é o favorito, posto que, de acordo com os preditores as suas possibilidades de vitória são de 65%, ficando o antagonista com tão somente 14,2% e a probabilidade de empate com 20,8%.
Aliás, na opinião dos especialistas o nosso rival é o mais credenciado para conquistar o título com 29,2% de probabilidades. O Fortaleza vem em segundo com 27,1% de chances de conquistar o cetro máximo e o Náutico com somente 5,3%.
O Náutico que, somando todas as competições está invicto há 17 jogos, pela Copa do Nordeste perdeu apenas para o Fortaleza, por 3 x 1, na primeira rodada e de lá para cá vem apresentando uma excelente campanha, especialmente nos confrontos fora de casa.
Em 7 partidas, enquanto mandante, venceu o Sampaio Corrêa por 2 x 1 e empatou o clássico com o Santa Cruz em 2 x 2, amealhando 4 pontos em 6 possíveis e ostentando um percentual de aproveitamento de 66,66%.
Fora de casa venceu o Sergipe por 2 x 0, o CRB por 2 x 1 e o Confiança por 2 x 0, empatando ainda com o Vitória e Salgueiro pelo mesmo placar de 1 x 1. Somou 11 pontos em 15 disputados, apresentado um percentual de 73,33%. Marcou 8 gols e sofreu 3 ostentando um saldo positivo de 5 tentos. Esse é o tamanho do abacaxi que o nosso rival terá que descascar na tarde hoje.
No segundo jogo, que nos interessa mais amiúde, ou de imediato, o Santa Cruz recebe o CRB, em embate para o qual, segundo os especialistas, não é o favorito, haja vista que conta apenas com 27,8% de chances de vencer, contra 35,6% do antagonista e o empate, na ótica dos mesmos, é a probabilidade mais forte com 36,6%.
O Santa Cruz em casa, em quatro jogos, venceu o ABC por 1 x 0 e o Confiança por 2 x 0 e empatou com o CSA em 1 x 1, tendo sido derrotado pelo Bahia por 3 x 1. Somou 7 pontos em 12 disputados, ostentando um percentual de desempenho de 58,38%.
O CRB fora de casa fez 4 partidas com os seguintes resultados: Empatou três jogos e venceu um: Bahia, 1 x 1; ABC, 0 x 0 e CSA 0 x 0 e 2 x 0 sobre o Confiança. Somou 6 pontos em 12, apresentando um percentual de aproveitamento de 50%.
Os números das duas equipes são muito semelhantes, de modo que não consigo enxergar essa superioridade do CRB tão propalada pelos matemáticos, posto que, no meu entendimento o time pernambucano conta com um leve favoritismo. Vou pagar para ver.
Por fim a arbitragem. Ceará x Náutico será arbitrado pelo piauiense Antonio Dib Moraes de Sousa, que não é exatamente um árbitro de ponta e que tem prejudicado, de certa fora o Fortaleza. Estou ansioso para ver o seu comportamento com relação ao nosso rival.
Santa Cruz e CRB será apitado pelo sergipano Cláudio Francisco Lima e Silva, que já tem mais status, prenúncio de uma boa condução da partida.
Por hoje c’est fini.
Comments