FORTALEZA TERÁ DESFALQUES NO CONFRONTO COM O GUARANY.
- ADVÍNCULA NOBRE
- 27 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

FORTALEZA TERÁ DESFALQUES NO CONFRONTO COM O GUARANY.
As semifinais do Cearense se iniciam hoje. Desnecessário dizer, em oposição aos que eventualmente pensam o contrário, que estamos falando do campeonato mais importante do planeta e nessa assertiva peço licença para parafrasear o grande poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa.
Dizia o renomado poeta, evidente que com outras palavras, que “o rio mais importante de Portugal não era o Tejo, mas sim o que passava no quintal da sua casa, onde ele, na sua infância brincava e tomava banho”.
Dentro dessa corrente de pensamento o nosso certame éo mais importante porque classifica as nossas equipes para as diversas competições nacionais, como Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D.
Como se não bastasse ainda alimenta essa rivalidade secular entre Fortaleza e Ceará, que tem contribuído para o enaltecimento do futebol cearense, que saiu da décima segunda posição no ranking da CBF para a décima, em função das conquistas dos nossos clubes.
Ferroviário e Guarany não seriam Campeões Brasileiros da Série D se não tivessem se credenciado para disputá-la, via campeonato, assim como o Fortaleza não seria campeão nacional.
Esses títulos contribuíram para a ascensão da nossa federação no ranking nacional e espero que continuemos conseguindo grandes conquistas. Para tanto temos de dar uma roupagem mais profissional, em termos de Marketing ao nosso certame e o papel da imprensa nesse sentido será fundamental.
Voltamos às semifinais para dizer que Floresta e Ceará farão o jogo de ida no Domingão, nada demais porque o mandante é o time da Vila Manoel Sátiro, para cujo embate o Time de Porangabuçu é o favorito absoluto, mesmo o Floresta sendo uma das sensações.
Nem poderia ser diferente vez que o Ceará foi o time de melhor campanha da Segunda fase, com 15 pontos, 17 gols a favor e apenas 4 contra, ficando a 5 pontos de diferença do adversário. Além do mais, na fase classificatória o venceu por 4 a 0.
Das quatro goleadas da Segunda Fase o nosso rival detém duas: 4 x 0 sobre o Floresta e 6 x 2 sobre o Ferroviário. As outras duas ficam por conta de Guarany, que venceu o Barbalha por 4 a 1 e do Ferroviário que triunfou sobre o Atlético por 4 x 1.
Não estou fazendo apologia ao rival, mas apenas demonstrando através de números a sua supremacia, que o credencia a uma vaga nas finais e como favorito à conquista do cetro.
Lembro apenas, por oportuno, que existem o Sobrenatural de Almeida, do Nelson Rodrigues e o Imponderável da Silva, de minha autoria que, por vezes, provocam sobressaltos e indigestão.
Na outra semifinal o Fortaleza vai ao Junco enfrentar o Guarany. Em condições normais o Tricolor poderia ser o favorito, isto porque ostenta uma campanha melhor, 52,4% contra 47,6% do oponente, contudo não é bem assim.
O Guarany em casa, nessa Segunda Fase começou claudicante, perdendo as duas primeiras partidas para Fortaleza e Floresta pelo mesmo placar, 1 x 0, mas depois se recuperou e venceu o Ferroviário por 2 x 1 e o Barbalha por 4 x 1, apresentando um percentual de desempenho de 50%.
O Fortaleza fez somente 3 partidas fora de casa e venceu apenas uma, exatamente o Guarany, por 1 x 0. Perdeu as demais, Atlético 2 x 1 e Horizonte 1 x 0, apresentando um percentual de desempenho de tão somente 33,33%. Embasados nesses números diríamos que o Guarany é o favorito.
Por outro lado o Tricolor está repleto de desfalques. Quase todo o sistema defensivo: Tinga, Bruno Melo e Nathan, contundidos e Quintero e Carlinhos, suspensos, forçando o Rogério a improvisar.
Presume-se que o treinador tricolor deve mandar a campo a seguinte onzena: Boeck; Araruna, Derley (improvisado), Roger Carvalho e Patrick (improvisado); Felipe, Paulo Roberto, Edinho, Ederson (Dodô); Osvaldo e Júnior Santos.
Dor de cabeça em demasia para o Rogério e incertezas que nos impossibilitam de fazer um prognóstico da partida. Posso apenas dizer, como otimista incorrigível, que acredito no potencial e no espírito de luta da equipe, nossas principais armas no embate desta noite.
Por hoje c’est fini.
Comments