CLÁSSICO DE CLUBES CENTENÁRIOS À VISTA!
- ADVÍNCULA NOBRE
- 10 de mar. de 2019
- 3 min de leitura

CAMPANHA DE PAZ NOS ESTÁDIOS
CLÁSSICO CENTENÁRIO À VISTA!
O Campeonato cearense na sua quinta rodada da Segunda fase prossegue hoje com dois jogos, Ferroviário x Horizonte e Fortaleza x Ceará, que erroneamente está sendo chamado de clássico centenário.
Corrigimos e retificamos que não se trata de um Clássico-Rei Centenário, visto que oficialmente o nosso futebol, sob à égide da Federação, à época ADC, da CBF, que se denominava CBD e da FIFA tão somente se iniciou em 1920. Trata-se na realidade de um clássico entre dois clubes centenários, visto que o Fortaleza em 18 de outubro de 2018 completou 100 anos de existência..
Fortaleza x Ceará, indubitavelmente, é o jogo mais importante da rodada, haja vista que se o time de Porangabuçu vencer chegará a 14 pontos e garantirá a classificação para as semifinais e em primeiro lugar.
O Ceará vem sendo a equipe arrasadora desta segunda fase, lembrando que tanto ele quanto o Fortaleza ingressaram na competição nesta fase.
Não é fazendo apologia ao nosso adversário, mas pelos números ostentados pelo mesmo somos forçados a defender a premissa de que ele é o favorito absoluto no jogo de hoje.
É o primeiro com 11 pontos. Tem o ataque avassalador com 11 gols; a defesa menos vazada com 2 gols e um saldo positivo de 9 tentos.
Por outro lado, o time está mais entrosado do que o Fortaleza e precisa da vitória para se garantir, isto porque em sendo derrotado, não perde a classificação, mas poderá se complicar, vez que na última rodada tem outro clássico pela frente, contra o Ferroviário.
O Fortaleza ainda não se firmou na competição não conseguindo demarcar o seu território, vez que tem apenas 7 pontos, relativos a 2 vitórias e 1 empate. Na última rodada sofreu uma derrota para o Horizonte, que até então, vinha cambaleante no certame, destarte inesperada.
O seu ataque com 5 gols marcados é tão somente o 5º do certame, perdendo para Ceará, Atlético, Ferroviário e Guarany. A sua defesa com 4 gols sofridos é apenas a terceira, sendo superada por Ceará e Ferroviário.
Temos, no entanto, em que pese os números não nos favorecerem, a esperança de uma boa vitória, isto porque nos dois últimos jogos o Fortaleza demonstrou um bom futebol.
Perdeu para o Horizonte por falta de quem mandasse a bola para o fundo das redes e num descuido da defesa e venceu com sobras o Confiança, por 4 x 0 e ainda teve um gol mal anulado, além de inúmeras chances desperdiçadas.
Naquele jogo o que menos importou foi o placar dilatado, pois para nós o interessante foi a forma de como o time se houve em campo, demonstrando que está começando a se entrosar e que aos poucos vai encontrando o caminho das pedras.
Ademais, em termos de centroavante, que vinha sendo uma das nossas carências, hoje já teremos no banco o Wellington Paulista, um atacante experiente e de boa qualidade técnica, que tem uma média de 1 gol a cada 2,88 partidas, estando no patamar e até um pouco acima dos centroavantes medianos do Brasil.
Para aqueles que apregoam que a vitória do Ceará será “favas contadas”, tirem o cavalinho da chuva, pois o Leão do Pici, o nosso centenário Tricolor de Aço apoiado freneticamente pela sua torcida, costuma crescer nos momentos de dificuldades. No nosso entendimento hoje cairá o último invicto.
No outro jogo o Ferroviário enfrentará o Horizonte e vamos ter uma espécie de tira-teima, posto que saberemos, por fim, se aquela vitória sobre o Fortaleza foi apenas um fogo de palha, fruto do acaso, ou se o time horizontino começa a evoluir tecnicamente.
O Ferroviário vencendo irá a 10 pontos e assumirá a segunda colocação, defenestrando o nosso próximo adversário, o Floresta, para a terceira. O que nos interessa, na verdade, é o empate e na pior das hipóteses a vitória do Horizonte.
Aposto praticamente todas as minhas cartas no empate. Por via das dúvidas deixarei uma para arriscar na vitória horizontina.
A Demain!
Comentarios