a
- ADVÍNCULA NOBRE
- 24 de fev. de 2019
- 3 min de leitura

FORTALEZA X BAHIA – CLÁSSICO QUE TEM HISTÓRIA E TRADIÇÃO!
Choque de tricolores na noite de hoje, às 19 horas, no Castelão, de geníinos e legítimos tricolores de aço, na verdadeira acepção do slogan, ou do lema. De um lado o “Tricolor de Aço” da “Terra Alencarina” e do outro o Esquadrão de Aço da “Boa Terra”.
Neste jogo que encerra a quarta rodada, completando-se a metade da primeira fase, para o Fortaleza está valendo a liderança do Grupo A, tendo em vista que chegará a 7 pontos, ultrapassando o Salgueiro e o Santa Cruz, que têm 5.
O empate, hipótese com a qual não trabalhamos, mas perfeitamente possível, em se tratando de um dos maiores clássicos nordestinos, que têm história, também dará ao Tricolor a liderança do grupo.
O Tricolor chegará a 5 pontos, mesma pontuação de Salgueiro e Santa Cruz, suplantando-os, porém, no saldo de gols, haja vista que tem saldo positivo de 1 gol, contra 0 do primeiro e – 1 do segundo.
O Fortaleza em 3 partidas obteve 4 pontos relativos a uma vitória sobre o Náutico, fora de casa, na primeira rodada, e 1 empate com o CSA em casa. Na rodada anterior já poderia ter assumido a dianteira, contudo foi derrotado pelo Botafogo, fora de casa por 1 x 0.
O prenúncio é de que tenhamos uma partida duríssima, muito bem disputada e das mais equilibradas, isto porque o Fortaleza joga em casa, com o apoio inestimável da torcida e o Bahia tem um time bem mais entrosado, sem falar que é um clube dos mais tradicionais do Nordeste.
No campeonato baiano o Bahia está em segundo lugar com 11 pontos e um a menos do que o seu homônimo de Feira de Santana. Somou 3 vitórias e 2 empates e sofreu uma derrota, precisamente para o líder, Bahia de Feira, por 2 x 0, fora de casa.
O Bahia ostenta o melhor ataque da competição, ao lado do Bahia de Feira com 14 gols, média de 2,33 gols por partida e a sua defesa é a terceira melhor com 5 gols sofridos, perdendo para o Flu de Feira, que tem 3 e o Vitória que sofreu 4.
Na Copa do Nordeste o time baiano não tem sido tão eficiente, vez que está em sexto lugar com 5 pontos e a 3 do líder Ceará. O seu ataque marcou 5 gols, mais eficiente do que o do Fortaleza, que tem 3 e a sua defesa sofreu 3, pior do que a do Tricolor que sofreu 2.
De acordo com os especialistas, e oxalá estejam certos, o Fortaleza é o favorito com 37,5% de chances de vencer, ficando 28% para o empate e 34,5% para o Bahia. Os números são muito próximos, reforçando a nossa tese de equilíbrio no embate.
O embate mais importante e decisivo entre as duas equipes ocorreu em outubro de 1960, na decisão do Zonal Norte da Taça Brasil, que reunia clubes campeões do Norte e Nordeste, em que o Fortaleza em casa venceu por 2 x 1 e fora de casa empatou em 0 x 0 sagrando-se campeão.
Nesse mesmo ano o Tricolor de Aço, na condição de campeão do Zonal Norte, decidiu a Taça Brasil com o Palmeiras, campeão do Zonal Leste, sendo derrotado fragorosamente, mas conquistando, o primeiro título nacional do nosso futebol, o de Vice-Campeão Brasileiro da Série A, que somente ele tem e, por sinal, dois.
Por tudo isso estamos diante de um confronto que tem história e tradição, envolvendo dois campeões brasileiros, que pela importância deverá contar com o apoio maciço da Nação Tricolor, que será um diferencial de suma importância, que levará o Tricolor à vitória. Todos ao Castelão!
À Demain!
Kommentare