COPA DO NORDESTE - PRENÚNCIO DE DIFICULDADES PARA O FORTALEZA.
- ADVÍNCULA NOBRE
- 6 de fev. de 2019
- 3 min de leitura

COPA DO NORDESTE - PRENÚNCIO DE DIFICULDADES PARA O FORTALEZA.
Falta apenas uma partida para completar a 3ª rodada da Copa do Nordeste, envolvendo neste sábado Ceará x Altos, no Castelão, às 16 horas e, evidentemente que o Time de Porangabuçu é o favorito absoluto.
O Ceará, que tem 4 pontos em 2 jogos, deve chegar à 7, assumindo a ponta da tabela do Grupo B. Tem uma vitória, por sinal arrasadora, sobre o Sampaio Corrêa por 5 x 0 e um empate sem gols com o CRB, fora de casa.
O Altos vem de um empate em 1 x 1 fora de casa contra o Moto, na primeira rodada e de outro empate pelo mesmo placar em casa, contra o ABC, na segunda. A expectativa é a de que o nosso rival aplique outra goleada.
No Grupo A, o que nos interessa mais amiúde, o G4 é formado por Botafogo, 5 pontos; Fortaleza, 4; Santa Cruz, 4 e CRB, 3. Essa colocação só será alterada se der uma zebra e o Altos vencer o todo poderoso Time de Porangabuçu, o que é muito improvável.
Nesse momento 5 clubes brigam pelas 4 vagas: Salgueiro, Fortaleza, Santa Cruz, CRB e Vitória e a diferença do líder para o quinto é de apenas 2 pontos, de modo que qualquer prognóstico será temerário.
O Fortaleza me parece o time que terá o maior grau de dificuldades, visto que enfrentará dois clubes que, consoante os experts, são os favoritos para vencer o certame: Bahia e Ceará. Defrontar-se-á ainda com o Confiança em casa e o Moto fora.
Outras duas equipes, em se considerando os mesmos parâmetros, ou seja, o enfrentamento com os favoritos Bahia e Ceará, terão o mesmo nível de embaraço: Salgueiro e Santa Cruz.
O Salgueiro se defrontará com o Bahia, na condição de visitante, mesma situação em que se defrontar-se-á com dois clubes não menos perigosos, CSA e ABC,
O Santa Cruz medirá forças com o Ceará fora de casa e com o Náutico, em um clássico pernambucano que, em quaisquer circunstâncias não tem favorito.
O Vitória, presume-se que terá um grau um pouco menor de complicação, visto que enfrentará o favorito Ceará, em casa e, por outro lado, já jogou com o Bahia, no empate em 1 x 1.
Por fim o CRB, que terá um clássico contra o CSA, porém na condição de mandante. Terá também outro entrave, posto que jogará com o ABC fora de casa, mas mesmo assim tem a estrada mais aplainada.
A imprevisibilidade fica por conta dos clássicos, visto que não podemos fazer conjectura acerca dos possíveis classificados, visto que os resultados mudam tudo. Teremos os seguintes clássicos:
Fortaleza x Ceará e Fortaleza x Bahia
Santa Cruz x Náutico
CRB x CSA
Vitória x Ceará,
Serão 5 clássicos, entre locais e regionais, tabulando-se apenas as equipes que têm mais visibilidade e tradição e acredito que ninguém se aventurará a arriscar palpites sobre os seus vencedores.
Afora a isso ainda temos outros clássicos regionais entre equipes, tidas como mais modestas, ou que não têm muito apelo em termos de torcida:
Salgueiro x CSA e Salgueiro x ABC.
Santa Cruz x CSA.
CRB x Náutico e CRB x ABC.
Vitória x ABC.
São mais 6 clássicos que podem, com certeza, derrubar os prognósticos dos mais renomados matemáticos, razão por que a Copa do Nordeste, com relação aos prováveis classificados, ainda está em aberto.
Arriscaria afirmar, mesmo que essa constatação me doa um pouco, que apenas o Bahia e o nosso rival podem se considerar na próxima fase, os outros, para usar uma linguagem bem popular, terão que ralar muito, e isso inclui o Tricolor, que ainda está em formação e que conta com alguns claros a serem preenchidos na sua estrutura. Oxalá! Eu esteja errado!
À demain!
留言