COPA DO NORDESTE - FAVORITOS
- ADVÍNCULA NOBRE
- 17 de jan. de 2019
- 3 min de leitura

COPA DO NORDESTE – FAVORITOS
Faltando dois jogos para complementar a primeira rodada da Copa do Nordeste, que nesta etapa reúne confrontos entre os grupos A e B, estes como mandantes, apenas o ABC saiu vitorioso na condição de anfitrião, enquanto o Fortaleza foi o único vencedor na categoria de visitante. Os demais embates terminaram empatados.
CSA 1 x 1 Vitória, Bahia 1 x 1 CRB e Moto 1 x 1 Altos tiveram o mesmo placar, enquanto Botafogo (PB) e Santa Cruz ficaram no 0 x 0. Nesses resultados nos surpreende o do Bahia, favorito no confronto contra o CRB.
O esquadrão baiano, em que pese ter perdido peças importantes, fez contratações à altura que, ao que parece, ainda não influíram no seu desempenho, posto que, de acordo com os especialistas, é o mais indicado para a conquista do título da competição.
Diante desses resultados magros, que de certa forma surpreenderam os analistas, fizemos um levantamento das possibilidades de cada equipe, tanto com relação à classificação na primeira fase, quanto com referência à conquista do título.
Começamos essa pesquisa pelos grupos que, no nosso ponto de vista estão equilibrados. Tivéssemos que opinar sobre a superioridade técnica de um desses conjuntos escolheríamos o B, como o mais forte, em função do Bahia, de grande poderio econômico e técnico e do Ceará, que teve dificuldades na Série A, mas que conseguiu se recuperar.
Para os especialistas o Bahia e o Ceará são os favoritos para conquistar o cetro máximo, seguidos de perto por Fortaleza e Vitória. Por essa linha de raciocínio as outras quatro vagas para credenciamento à segunda fase seria disputas pelos outros 12 clubes.
Com relação ao Bahia que perdeu jogadores de peso, como o Zé Rafael, avaliam os preditores que o clube renovou com jogadores de peso, como o Gilberto, Régis e Ramiro e ainda se reforçou com atletas de renome como Hernando do Inter, Guilherme, do Corinthians e Rogério do Sport, mantendo o seu poder de fogo.
Com referência ao Ceará avaliam que o clube manteve jogadores importantes como Everson, Ricardinho e Juninho Quixadá e ainda conseguiu bons reforços. Ademais o clube praticamente manteve a sua espinha dorsal defensiva, credenciando-se a brigar pelo título.
O Vitória, a despeito de ter sido rebaixado, na opinião dos experts fez boas contratações, a exemplo do zagueiro Thales e do meia Andrigo, ambos do Internacional e do zagueiro Edcarlos, do Olímpia. Tem ainda como destaques o meia Ruy, vindo do Coritiba e o atacante Léo Ceará.
O Fortaleza, por sua vez, mesmo perdendo jogadores de peso, como Dodô, Gustagol e Marcinho, consoante os analistas, “ainda tem um esquema tático sólido montado por Rogério Ceni”. Tem como destaques o goleiro Boeck e o meia Marlon e fez boas contratações, de que são exemplos o Junior Santos, o Madson e Pedro Junior.
No Grupo A os comentadores conjeturam que as outras duas vagas serão disputadas por três clubes: Santa Cruz, uma interrogação em razão dos problemas financeiros; CRB, em formação, que contratou 19 jogadores, carecendo de entrosamento e Sampaio Corrêa, que sofreu um verdadeiro desmanche.
Salgueiro e Altos são azarões, mas que podem lutar por uma vaga. O Sergipe, consoante essas análises é o time de menor quilate técnico da competição e não aspira praticamente nada.
No Grupo B restaria no frigir dos ovos apenas uma vaga, isto porque a terceira seria do CSA, que se reforçou bem para à Série A. A última sairia para o time que vitorioso na batalha travada entre ABC, Confiança, Botafogo (PB) e Moto Clube.
O ABC, por tradição poderia ser o dono da quarta vaga, contudo é uma equipe em transição, visto que manteve somente 6 jogadores do elenco de 2018, dentre os quais se destaca o volante Anderson Pedra. As suas principais contratações foram o atacante Wallyson do Vitória e o zagueiro Adalberto do Fortaleza.
Lutando com o ABC pela quarta vaga, Confiança, Salgueiro e Moto têm chances remotas. A formação do grupo não os ajudou, isto porque, de cara o grupo conta com quatro clubes tradicionais, Bahia, Ceará, CSA e ABC, teoricamente, os donos das vagas.
A rodada termina hoje com Ceará x Sampaio, em que o time de Porangabuçu deve confirmar o seu favoritismo e Confiança e Salgueiro, uma partida sem favoritos, mas que pelo fator casa deve pontilhar o Confiança.
Por hoje c’est fini.
Comments