FORTALEZA: SE CORRER PEGA O FLORESTA E SE FICAR PEGA O CEARÁ
- ADVÍNCULA NOBRE
- 19 de mar. de 2018
- 3 min de leitura

Os jogos da quarta e penúltima rodada, assim como os embates que complementaram a primeira rodada da segunda fase foram excelentes para o Floresta que, em duas intervenções, contra Fortaleza e Ferroviário, dois grandes clubes do nosso futebol, amealhou 6 pontos, ou 100% de aproveitamento, assumindo a primeira colocação esta etapa.
O Ceará vem em segundo lugar com 4 pontos em 6 possíveis, apresentando um desempenho de 66,6%. Também em disputa de 6 pontos, o Uniclinic e o Ferroviário, que somaram 2 pontos, ostentam um percentual de desempenho de 33,3% e vêm em terceiro e quarto lugares respectivamente.
O Iguatu e o Fortaleza, que fizeram apenas uma partida, tiveram desempenhos diferentes. O Iguatu empatou heroicamente com o Ceará e conquistou 1 ponto em 3 prováveis, aprestando um percentual de aproveitamento de 33,3%, enquanto o Fortaleza atuou apenas numa partida, perdendo de 1 x 0 para o Floreta, apresentando um percentual de desempenho igual a zero.
Em termos de percentuais vimos que o Floresta foi o grande vencedor e o Fortaleza o pior, mas em termos de classificação para a próxima fase, qual foi o time que se deu bem e o mais prejudicado? O Iguatu que praticamente se encontrava fora da disputa, em razão da goleada sofrida pelo Ferroviário, entrou novamente no páreo e pode conseguir a vaga, desde que vença o Uniclinic, na última rodada dentro de casa e com o apoio da sua torcida.
O Ferroviário foi o grande perdedor, uma vez que só um milagre o colocará nas semifinais. Em razão da derrota caiu para a última posição, permanecendo com 2 pontos, com apenas 2 gols marcados e um saldo negativo de 6 gols. Para se classificar terá que vencer ao Fortaleza de goleada e torcer pelo empate entre Iguatu e Uniclinic.
O Iguatu está numa situação privilegiada, vez que em todo o campeonato perdeu apenas uma partida em casa, para o Floresta, por 2 x 0 e fará um jogo de 6 pontos contra o Uniclinic, e em vencendo, dificilmente será suplantado pelo Ferroviário.
A situação também não foi das melhores para o Fortaleza que ao perder para o Floresta e tendo o Ceará vencido o Uniclinic, caiu para a terceira colocação, estando classificado, mas tendo que fazer uma semifinal, provavelmente contra o Ceará, e sem qualquer vantagem.
A possibilidade do Fortaleza ser terceiro lugar, ou até mesmo segundo é muito grande, vez que vencendo ao Ferroviário, só poderá chegar a 10 pontos e mesmo que o Floresta perca para o Ceará e permaneça com 10, o Tricolor leva desvantagem no saldo de gols, 6 contra 2, indiscutivelmente uma diferença significativa. Perde também nos gols marados, 6 contra 4.
A hipótese do Fortaleza jogar com o Floresta só acontecerá se o Ceará vencer, posto que assumiria a primeira colocação, defenestrando o oponente para a segunda posição, digladiando-se, provavelmente contra o Iguatu ou Uniclinic, com o Ferroviário correndo por fora, numa luta quase sem quartel.
Nesse caso o Fortaleza ficaria em terceiro e decidira a vaga para a final contra o Floresta que levaria para as semifinais a vantagem do empate, por ter melhor campanha na segunda fase, de acordo com o artigo 15 do REC, no seu parágrafo único.
Esse artigo, no seu parágrafo versa o seguinte: Em caso de empate em pontos e em saldo de gols na semifinal, o time de melhor campanha na segunda fase estará classificado. Nesse momento os clubes beneficiados por esse artigo são Floresta e Ceará.
Em razão da boa campanha do Fortaleza no campeonato, em que apresentava um percentual de aproveitamento de 72,2% em momento algum cogitávamos que chegaríamos à última rodada fazendo contas e preocupados com o adversário das semifinais. Vamos torcer para o clube encontrar o caminho e o ponto do doce, pois só assim estará preparado para o que der e vier, pois uma coisa é certa: Ceará ou Floresta, este com menores possibilidades, estarão no nosso caminho nessas semifinais.
Pensamento do Dia – A única arma capaz de combater a violência é a inteligência. (Nagib Anderáos Neto).
Por hoje c’est fini.
Comments