TORCENDO POR VITÓRIA DO FERROVIÁRIO OU EMPATE
- ADVÍNCULA NOBRE
- 7 de mar. de 2018
- 3 min de leitura

Refutamos a argumentação do Sindicato dos Árbitros que, minutos antes do Clássico-Rei divulgou uma suposta nota em represália à atitude do Fortaleza, como se o mesmo tivesse cometido um crime, de solicitar árbitro de fora, por considerarmos tratar-se de uma postura extemporânea e provavelmente com o fito de desestabilizar e tumultuar o ambiente no clube.
À luz dos Regulamentos do Campeonato Cearense deste ano vamos demonstrar que o Tricolor de Aço, assim como qualquer outro clube, tinha e tem todo o direito de solicitar arbitragem de outras unidades do país, sem ferir qualquer preceito legal.
Vejamos o que preceitua o artigo 66 e parágrafos, do RGC – Regulamento Geral das Competições da FCF, para o ano de 2018:
§ 1º – A CA/FCF designará os árbitros e assistentes para cada partida, observadas as disposições específicas constantes do EDT (Estatuto do Torcedor).
§ 2º - Poderá, mediante requerimento do clube disputante da partida, ser escalada arbitragem de fora dos quadros cearense (quarteto completo obrigatoriamente), cabendo à responsabilidade financeira (taxas, deslocamento, etc.) exclusivamente a entidade de prática que o requereu, além da taxa de R$ 10.000,00, a ser recolhida a tesouraria da FCF no ato do pedido, revertida em treinamento, formação e reciclagem de árbitros cearenses.
O REC - Regulamento Específico do Cearense de 2018, além de ratificar esse direito, disciplina confirma o pagamento:
Artigo 23 § 1º – Em caso de solicitação de arbitragem de fora do quadro da CA/FCF e/ou de solicitação de exame antidoping, as despesas serão pagas pelo clube solicitante.
Fechamos o assunto definitivamente para afirmar que, de acordo com os preceitos que elencamos a responsabilidade pelas arbitragens é da Comissão de Arbitragem da Federação e não do Sindicato. No meu modesto ponto de vista o árbitro que porventura tem assinado a nota, se é que alguém assinou, é passível de punição pela quebra de contrato com a Federação.
Fico apenas com a curiosidade de saber se no dia em que o Ceará resolver solicitar árbitros de fora, direito que lhe assiste, o Sindicato tomará a mesma atitude, adotada contra o Fortaleza e emitirá uma nota com o mesmo teor, se não o fizer vou ter o direito de conjeturar que a entidade faz parte da “massa de manobra”.
Virando a chave e colocando uma pedra em cima desse assunto chato voltamos ao Campeonato Cearense para dizer que a terceira rodada se inicia hoje com a partida Ferroviário e Ceará, às 21:45h no Presidente Vargas. Prossegue amanhã com a partida Uniclinic e Fortaleza, às 19h no Domingão e termina no próximo sábado, às16h, com o prélio Iguatu x Floresta.
Ceará, Uniclinic, Ferroviário e Floresta, em decorrência do adiamento dos jogos da primeira rodada do returno envolvendo Ceará e Uniclinic e Ferroviário e Floresta remarcada respectivamente para os dias 17 e 18 de março, aturam apenas uma vez nesta segunda fase.
Fortaleza e Iguatu vão para o terceiro confronto. O Fortaleza venceu o próprio Iguatu e empatou com o Ceará e o Iguatu, além de ser derrotado pelo Fortaleza, cedeu um empate, em casa, ao Ferroviário, nos minutos finais da partida.
No embate de hoje, sem qualquer desrespeito ao Ferroviário, defendemos a tese de que o Ceará, por ser um time de Primeira Divisão e pelo maior investimento no elenco, inquestionavelmente é o favorito, contudo, como futebol não é uma ciência exata, defendemos a premissa, consagrando uma expressão popular que “o jogo só termina quando acaba” e que o Ferroviário pode perfeitamente conseguir um bom resultado.
Do ponto da torcida tricolor, dois resultados interessam: Vitória do Ferroviário ou empate. Simples de explicar. Qualquer derrota do Ceará será sempre bem-vinda. Ademais já o enfrentamos, não tendo mais possibilidades de brigar diretamente com o mesmo por posições. Por outro lado ainda vamos enfrentar o Ferrim, nome carinhoso com o qual o tratamos, com quem ainda podemos brigar por posição na tabela. Mesmo que não fosse isso, ainda assim seríamos Ferrim de todo jeito.
Pensamento do Dia - Às vezes para continuar, não basta apenas virar a página, é preciso rasgá-la.
Por hoje c’est fini.
Comments