top of page

TORCENDO POR VITÓRIA DO FERROVIÁRIO OU EMPATE



Refutamos a argumentação do Sindicato dos Árbitros que, minutos antes do Clássico-Rei divulgou uma suposta nota em represália à atitude do Fortaleza, como se o mesmo tivesse cometido um crime, de solicitar árbitro de fora, por considerarmos tratar-se de uma postura extemporânea e provavelmente com o fito de desestabilizar e tumultuar o ambiente no clube.


À luz dos Regulamentos do Campeonato Cearense deste ano vamos demonstrar que o Tricolor de Aço, assim como qualquer outro clube, tinha e tem todo o direito de solicitar arbitragem de outras unidades do país, sem ferir qualquer preceito legal.


Vejamos o que preceitua o artigo 66 e parágrafos, do RGC – Regulamento Geral das Competições da FCF, para o ano de 2018:


§ 1º – A CA/FCF designará os árbitros e assistentes para cada partida, observadas as disposições específicas constantes do EDT (Estatuto do Torcedor).

§ 2º - Poderá, mediante requerimento do clube disputante da partida, ser escalada arbitragem de fora dos quadros cearense (quarteto completo obrigatoriamente), cabendo à responsabilidade financeira (taxas, deslocamento, etc.) exclusivamente a entidade de prática que o requereu, além da taxa de R$ 10.000,00, a ser recolhida a tesouraria da FCF no ato do pedido, revertida em treinamento, formação e reciclagem de árbitros cearenses.


O REC - Regulamento Específico do Cearense de 2018, além de ratificar esse direito, disciplina confirma o pagamento:

Artigo 23 § 1º – Em caso de solicitação de arbitragem de fora do quadro da CA/FCF e/ou de solicitação de exame antidoping, as despesas serão pagas pelo clube solicitante.


Fechamos o assunto definitivamente para afirmar que, de acordo com os preceitos que elencamos a responsabilidade pelas arbitragens é da Comissão de Arbitragem da Federação e não do Sindicato. No meu modesto ponto de vista o árbitro que porventura tem assinado a nota, se é que alguém assinou, é passível de punição pela quebra de contrato com a Federação.


Fico apenas com a curiosidade de saber se no dia em que o Ceará resolver solicitar árbitros de fora, direito que lhe assiste, o Sindicato tomará a mesma atitude, adotada contra o Fortaleza e emitirá uma nota com o mesmo teor, se não o fizer vou ter o direito de conjeturar que a entidade faz parte da “massa de manobra”.


Virando a chave e colocando uma pedra em cima desse assunto chato voltamos ao Campeonato Cearense para dizer que a terceira rodada se inicia hoje com a partida Ferroviário e Ceará, às 21:45h no Presidente Vargas. Prossegue amanhã com a partida Uniclinic e Fortaleza, às 19h no Domingão e termina no próximo sábado, às16h, com o prélio Iguatu x Floresta.


Ceará, Uniclinic, Ferroviário e Floresta, em decorrência do adiamento dos jogos da primeira rodada do returno envolvendo Ceará e Uniclinic e Ferroviário e Floresta remarcada respectivamente para os dias 17 e 18 de março, aturam apenas uma vez nesta segunda fase.


Fortaleza e Iguatu vão para o terceiro confronto. O Fortaleza venceu o próprio Iguatu e empatou com o Ceará e o Iguatu, além de ser derrotado pelo Fortaleza, cedeu um empate, em casa, ao Ferroviário, nos minutos finais da partida.


No embate de hoje, sem qualquer desrespeito ao Ferroviário, defendemos a tese de que o Ceará, por ser um time de Primeira Divisão e pelo maior investimento no elenco, inquestionavelmente é o favorito, contudo, como futebol não é uma ciência exata, defendemos a premissa, consagrando uma expressão popular que “o jogo só termina quando acaba” e que o Ferroviário pode perfeitamente conseguir um bom resultado.


Do ponto da torcida tricolor, dois resultados interessam: Vitória do Ferroviário ou empate. Simples de explicar. Qualquer derrota do Ceará será sempre bem-vinda. Ademais já o enfrentamos, não tendo mais possibilidades de brigar diretamente com o mesmo por posições. Por outro lado ainda vamos enfrentar o Ferrim, nome carinhoso com o qual o tratamos, com quem ainda podemos brigar por posição na tabela. Mesmo que não fosse isso, ainda assim seríamos Ferrim de todo jeito.


Pensamento do Dia - Às vezes para continuar, não basta apenas virar a página, é preciso rasgá-la.


Por hoje c’est fini.










 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
POR TRÁS DO BLOG
Advíncula Nobre

Advíncula Nobre, colaborava com o site Razão Tricolor e quando esse encerrou, passei a colaborar com os Leões da Caponga, que também encerrou as atividades, quando então ainda residindo em Guarabira (PB), resolvi criar o site para publicar a Coluna do Nobre, que eu já publicava no Leões da Caponga. Isso aconteceu há cerca de 11 (onze) anos. Sou formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, turma de 1989 e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Torço pelo Fortaleza Esporte Clube desde Outubro de 1960 e comecei a frequentar o Estádio Presidente Vargas, na condição de menino pobre na "hora do pobre". O estádio abria 15 minutos antes do término da partida para que os menos favorecidos tivessem acesso. Foi assim que comecei a torcer pelo Fortaleza. Morei em Guarabira (PB) por 27 anos e sempre vinha assistir a jogos do meu time. Guarabira (PB) dista 85 Km de João Pessoa capital Paraíbana e 650 km de nossa cidade Fortaleza (CE). Também morei em Patos (PB), Pau dos Ferros (RN), Nova Cruz (RN) União (PI) e Teresina (PI). Também cursei Administração de Empresas e Direito, em virtude de transferências, não terminei essas duas faculdades. Era o meu emprego e o pão de cada dia ou as faculdades.

Desenvolvido por:

(88) 9 9776 7362

© 2016 por "Fortaleza Sempre". Orgulhosamente criado com Go Gestor

bottom of page