OSVALDO: O BOM FILHO À CASA TORNA
- ADVÍNCULA NOBRE
- 19 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Do que era boato, especulação, dos tantas que foram divulgados na semana que passou um se confirmou: O Fortaleza oficializou a contratação do atacante Osvaldo. Osvaldo Lourenço Filho, 30 anos, destaque do Leão do Pici de 2006 a 2008, está de volta ao Tricolor. Além de ter atuado pelo Fortaleza, o atacante teve passagens pelo River (PI), Al Ahli Club, Braga (POR), Ceará, São Paulo, Fluminense e Sport.
O contrato é relativamente curto em razão da possibilidade do atacante voltar ao mundo árabe, encerrando-se, pois, em 31 de maio e o atleta já começa a trabalhar nesta terça-feira. Evidentemente que pelas circunstâncias é um contrato curto que demonstra, porém, a importância que está sendo dada pela diretoria ao Campeonato Cearense. Esperamos que, com o reforço, de um jogador de renome nacional o Fortaleza fique ainda mais forte e competitivo.
Confirma-se nesse momento a máxima, baseada na parábola do filho pródigo, de que “o bom filho à casa torna”. A nossa expectativa é a de que o Osvaldo tenha resolvido os seus problemas de contusão e que venha para o Tricolor com a disposição e a qualidade técnica que lhe são peculiares. Indubitavelmente um grande reforço. Oxalá! Também fosse para a Série B, vez que o elenco ainda não conta com um jogador com esse nível, para a citada competição.
O Osvaldo não é um goleador, considero-o um desbravador, que será de fundamental importância no apoio ao Gustavo. Na sua passagem pelo Fortaleza, que o revelou, em quarenta e um jogos marcou quatorze gols, alguns dos quais de essencial importância, a exemplo do gol contra o Bragantino, em 2008, em que avançou do campo de defesa para assinalar o tento que selaria a vitória tricolor evitaria o rebaixamento para a Série C.
Quais são as perspectivas táticas do Fortaleza tendo o Osvaldo em campo? Como é sabido, por onde passou, especialmente no São Paulo, o jogador se especializou em atuar pelo lado esquerdo do ataque, em que, na maioria das jogadas, ingressa na diagonal, abrindo possibilidades para o apoio do lateral, além da habilidade natural para entrar na área driblando ou com a bola dominada. Esse é o seu perfil.
Considerando que o Rogério Ceni gosta de jogar ofensivamente a vinda do Osvaldo lhe proporciona um grande leque de possibilidades táticas. A mais patente e óbvia é que passe atuar com três atacantes, e esse modelo nos agrada, tendo pelo lado direito o Leo Natel e pela esquerda o Osvaldo, ficando o Gustavo mais centralizado, na sua posição de origem.[W71]
Pode atuar também em outra variante, com dois atacantes mais aproximados, no 3-5-2, os quais contariam com o apoio do alas. Poderia ainda jogar com três atacantes, um dos quais voltando para o meio para compor o setor de criação. Enfim são muitas possibilidades e o Rogério já conhecendo o elenco e o Osvaldo, por certo já tem em mente o desenho tático da equipe e o posicionamento do jogador em campo.
O certo é que foi uma grande contratação, que deixa patente o esforço gigantesco da atual diretoria, que não mediu esforços para trazer um jogador do seu porte e do seu quilate, reforçando-se para um campeonato que será de fundamental importância, especialmente por ser o do centenário do clube. Não resta dúvidas de que todos nós amanhecemos o dia mais confiantes.
O que se espera da torcida é que, reconhecendo o esforço do staff diretivo, continue aderindo ao Projeto de Sócio Torcedor para que o clube, a exemplo da contração do Osvaldo, possa formar um grande elenco para a Série B. Nós que nos propomos a analisar o futebol de forma racional temos ciência de que o clube tem um bom plantel, mas precisa se reforçar um pouco mais, pois a batalha será grande e o acesso à Série A, fecharia com chave de ouro o ano do centenário.
Pensamento do Dia - A bravura provém do sangue, a coragem provém do pensamento. (Napoleão Bonaparte).
Por hoje c‘est fini.
[W71]
Komentar