DE BATE-PRONTO
- ADVÍNCULA NOBRE
- 9 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

1 – As duas últimas rodadas do Campeoanto Cearense sofreram alterações significativas. A nona rodada, por exemplo, teve o adiamento de uma semana, com o fito de evitar conflitos de datas nos jogos do nosso rival e do Ferroviário, pela Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
2 – A oitava rodada será disputada nos dias 17 e 18 de fevereiro.
Dia 17 de fevereiro – Sábado:
Tiradentes x Iguatu - Raimundo de Oliveira – 16h
Uniclinic x Horizonte - PV - 16h
Fortaleza x Floresta - Castelão - 18h
Dia 18 de fevereiro – Domingo:
Ferroviário x Guaraju - Raimundo de Oliveira – 16h
Maranguape x Ceará - PV - 17h
3 – A nona rodada será disputada no dia 25 de fevereiro, domingo e todas as partidas acontecerão no horário das 17h.
Tiradentes x Ceará - Castelão
Iguatu x Guarani (J) - Morenão
Floresta x Uniclinic - Raimundo de Oliveira
Horizonte x Maranguape - Domingão
Ferroviário x Fortaleza – Presidente Vargas
4 – Os esquemas táticos mais utilizados no mundo são o 4-4-2 e o 3-5-2, seguidos do 4-3-3. A FIFA reconhece oficialmente apenas seis esquemas táticos: 1-1-8; W.M; 4-2-4; 4-3-3; 4-4-2 e 3-5-2. Os sistemas 1-1-8 e W.M são do arco da velha.
5 – O esquema 1-1-8 foi usado nos primórdios do futebol e se configura como a primeira estratégia que apareceu no futebol mundial. Foi utilizada de 1863 até 1871.
6 – O W.M ou 3-2-2-3 foi utilizado a partir dos anos 20, quando foi alterada a lei do impedimento que, até então, determinava que os atacantes teriam que ficar atrás de três defensores, passando a ter que ficar, a partir da década aludida, apenas atrás de dois, regra que hoje ainda perdura. A modificação visava tornar o futebol mais ofensivo.
7 – Alguém sabe dizer em que link do site da Federação podemos encontrar a escala de árbitro para a sétima rodada? Existe escala divulgada ou é secreta?
8 – parte da crônica ainda insiste em colocar a culpa do segundo gol do Ceará na desatenção do ataque do Fortaleza, segundo a qual, os atacantes tricolores não marcou o Pio.
9 - A desatenção realmente existiu, mas a culpa é do árbitro que não cumpriu a regra, vez que, ao invés de proceder a cobrança de bola ao chão, chamando dois jogadores para fazerem parte do ato, como manda o figurino, deu a bola no pé do Pio e correu para o meio do campo com uma velocidade impressionante.
10 – Fico meio frustrado ao me deparar com esse tipo de comentários, principalmente quando parte de profissionais que, mesmo sendo torcedores do Ceará, sempre os reputei como imparciais. Querer livrar a cara do César Magalhães é demais!
Comments