FELIZ 2018!
- ADVÍNCULA NOBRE
- 31 de dez. de 2017
- 2 min de leitura

Feliz Ano Novo
Glückliches Neues Jahr
Nytar
Feliz Año Nuevo
Felicigan Novan Jaron
Heureuse Nouvelle Année
Feliz Aninovo
Shaná Tová
Happy New Year
Felice Nuovo Anno
Akemashite Omedetou Gozaimasu
Feliz Ano Novo!
Não importa o idioma em que desejamos Boas Festas aos nossos semelhantes, o que importa é que todos os povos ao redor do Mundo Ocidental estarão se congraçando neste dia 31 e rogando a Deus que lhes conceda um Ano Novo de muita Paz e muita Prosperidade.
Pesquisamos a respeito das festividades do Ano Novo e verificamos que “a comemoração no mundo ocidental teve origem num decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o “dia do ano-novo” em 46 a.C”.
“Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (sendo, portanto, bifronte) – uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado”).
Essa simbologia nos diz e nos ensina, portanto, que devemos nos voltar para o passado, representado pelo Ano Velho, para fazermos um introspecção e uma reflexão objetivando tirar lições do erros porventura cometidos no ano ora vivenciado para, desse modo, olharmos para o futuro e redesenharmos a nossa nova história de vida.
Se quisermos construir um novo povir temos que voltar a face para os nossos semelhantes, usando como moeda de troca o amor. Cristo que fundou os alicerceares de uma religião que tem como base a caridade, o amor e o perdão nos ensinou: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.
Infelizmente a humanidade não absorveu essa mensagem e diariamente as guerras eclodem em todos os confins da terra, nas quais os homens se matam, na busca de riquezas e do poder temporal, que por ser terreno, não os edifica diante do Criador, isto porque, quando partirmos para outra dimensão só levaremos aquilo que tivermos dado.
Não podemos, no entanto, perder a esperança, de modo que, neste final de ano vamos nos juntar e comungar com aqueles que fazem apologia à Paz, sem esquecermos de preservar a nossa própria paz de espírito, a nossa paz interior, para assim, podermos refleti-la para todos os irmãos.
“Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus. (Salmos 62:11)”. Deus é tão poderoso que pode extinguir num minuto ou num segundo, todo aquele poder que passamos a vida inteira construindo, que pensávamos que era eterno e era apenas uma quimera.
Que nesse Ano Novo, ao invés de buscamos o poder e a riqueza, busquemos o servir. O papa Francisco nos diz que: "quem não vive para servir, não serve para viver".
Que nesse Ano Novo sejamos o menor de todos diante dos homens, porque só assim seremos os maiores de todos diante de Deus. Amém!
Feliz Ano Novo!
Pensamento do Dia – O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova. (G. K. Chesterton).
Por hoje c’est fini.
Commentaires