SÉRIE B - SPORT À VISTA!
- ADVÍNCULA NOBRE
- 21 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Com a vinda do Atlético Goianiense agora são 17 clubes na Série B, esperando mais três, que devem sair de um rol que contém as seguintes equipes: Avaí, 36 pontos; Sport, 39; Ponte Preta, 39; Vitória, 40 e Coritiba, 43.
São cinco clubes brigando para se livrarem das três vagas restantes do descenso para a Série B. A situação mais confortável dos cinco é a do Coritiba que, com 43 pontos e podendo chegar a 49, necessita de apenas 3 em 6 pontos em disputa, para fugir da degola. Enfrenta o São Paulo em casa, que ainda sonha com a Sul-Americana e o Chapecoense fora, que poderá estar pugnando por vaga na Libertadores.
Um pouco mais abaixo a situação vai se complicando, visto que o Avaí, Sport e Ponte Preta, todos om 39 pontos, podem chegar a 45, ameaçando o Vitória que pode somar 46 e que, por sua vez, similarmente ao Coritiba, só depende de si para fugir do descenso.
O Vitória, que soma 40 pontos e pode atingir os 46, recebe a Ponte em casa, no chamado confronto de seis pontos em que os dois clubes necessitarão desesperadamente de um triunfo. O perdedor ficará em situação das mais delicadas e se empatarem correrão o risco de morrerem abraçados. Sai para enfrentar o Flamengo que, de forma mais direta luta com Botafogo, Atlético Mineiro e Vasco por uma vaga na Libertadores.
A Ponte Preta se digladia com o Vitória em casa, num confronto de seis pontos em que, conforme frisamos, somente o triunfo interessará os dois contendores, vez que o empate pode deixar a ambos no meio do caminho. Sai para enfrentar o Vasco que luta, mais diretamente com o Flamengo e o Atlético Mineiro pela classificação para a Libertadores.
O Sport pega o Fluminense fora dos seus domínios, que escapou do rebaixamento e que, mesmo que remotamente, ainda sonha com uma vaga na Sul-Americana, e o Corinthians em casa, já com o título na mão e em ritmo de férias. Teoricamente o Sport tem a situação mais amena dos que os demais concorrentes.
O Avaí, coitado, recebe o Atlético Paranaense, que ainda briga por vaga na Sul-Americana e sai para enfrentar o Santos, que estará lutando para consolidar a vaga para a Libertadores. Para não ser rebaixado tem que ganhar os dois compromissos e ficar fazendo figa pelo tropeço de dois clubes que lhe estão à frente.
Sport e Ponte Preta ficam fazendo figa e torcendo para que Vitória e Coritiba fracassem, isto porque derrotas do Avaí não lhes ajudarão em nada. Na eventualidade de derrotas do Vitória ou do Coritiba, somente um escapará do descenso, o que fizer a sua parte.
Examinando todos esses confrontos, em que nenhum dos cinco times encontrarão moleza pela frente, arriscar-me-ia dizer que afora o Atlético Goianiense que já foi degolado, Avaí, Sport e Ponte Preta são sérios candidatos a serem companheiros do Fortaleza na Série B, até porque, conforme demonstramos, Coritiba e Vitória só dependem de si próprios para continuar na Elite.
Pelos números atuais e considerando a análise que acabamos de exarar, tudo indica que teremos os seguintes clubes na Série B de 2018: Atlético Goianiense, Avaí, Sport, Ponte Preta, CSA, Fortaleza, São Bento, Sampaio Corrêa, Londrina, Vila Nova, Oeste, Juventude, Boa Esporte, Brasil de Pelotas, Paysandu, Criciúma, CRB, Figueirense, Goiás, Guarani e Atlético Goianiense.
Sem desmerecer os demais, diria que Sport, Fortaleza e Goiás, são os times que têm torcidas e camisas pesadas e tradicionais. Acrescentaria a esses três, para brigarem por quatro vagas, mais cinco clubes: Ponte Preta, Londrina, Juventude, Atlético Goianiense e Paysandu. Correndo por fora temos ainda o Sampaio Corrêa e o CRB.
Evidentemente que, quando colocamos o Fortaleza como postulante à ascensão estamos nos embasando em dois princípios importantíssimos: Em primeiro lugar o Tricolor entra nas competições imbuído do desejo de vencer e, para tanto, num segundo ponto fundamental, tem que montar um time competitivo, posto que o campeonato é longo e a previsão é a de que venha a ser muito nivelado e equilibrado.
Pensamento do Dia - Ama-se mais o que se conquistou com mais trabalho. (Aristóteles).
Por hoje c’est fini.
Comments