NUNCA DESISTA DOS SONHOS, ELES SEMPRE SE REALIZAM!
- ADVÍNCULA NOBRE
- 25 de set. de 2017
- 4 min de leitura

TOINHA - 46 ANOS DE DEDICAÇÃO AO FORTALEZA

TOINHA E JUBA - DOIS SÍMBOLOS TRICOLORES
Alguém pode questionar e existem muitos questionadores, indagando dos deuses do futebol sobre com qual propósito eles deixaram o Fortaleza por tanto tempo na Série C? Seria um castigo? Pensando bem talvez não tenhamos a capacidade de entender os motivos sobrenaturais que levaram o Fortaleza a ficar tanto tempo há “Terceirona”, decididamente uma divisão que não se coaduna com a sua grandeza e tampouco com a força da sua torcida.
Eu acredito que tudo tem um propósito de modo que, no meu ponto de vista, o Fortaleza ficou esse tempo todo na Terceira Divisão para que a sua torcida mostrasse a sua força, a sua vibração, a sua capacidade de absorver os golpes e, sobretudo e, sobretudo, para que do sofrimento brotasse uma torcida fiel, apaixonada e solidária.
Nesses oito anos, sete dos quais de insucesso, a torcida do Fortaleza, ao invés de reclamar de Deus, de boicotar o time e as diretorias, que nem sempre foram vitoriosas, deram apoio integral ao time e a cada fracasso mostrava o seu amor ao Tricolor de Aço, posto que, qualquer outro clube, do porte do Fortaleza, que permanecesse tanto tempo na Terceira Divisão, estaria fadado a cerrar as portas.
O Fortaleza, altivo vibrante e forte, com o apoio da sua torcida foi capaz de dar a volta por cima e de mostrar ao mundo que é um time forte, um time de fibra, um time que não esmorece e nem fenece jamais e que sua maior riqueza é a sua torcida, posto que, sempre tenho dito que “quem tem um torcida dessas tem em mãos um tesouro”.
Durante todo esse tempo essa torcida maravilhosa foi capaz de lotar o Castelão, em pelo menos duas oportunidades, e foi capaz de levar esse time, que durante o ano inteiro foi duramente criticado, à Série B do Brasileirão, uma grande conquista, mas que na verdade, sem soberba e sem prepotência, posso afirmar que é apenas um trampolim, muito importante, para a Primeira Divisão, esta sim, o verdadeiro lugar do Leão de Aço.
Os que me acompanham recordam, por certo, que sempre defendi o princípio, que acabou se difundido e ganhando adeptos, de que não adiantava continuar afirmando que os times anteriores eram melhores do que esse, isto porque nenhum deles nos levara à Série B e que, portanto, o time que tínhamos era esse e era esse que deveríamos apoiar.
Está certo que não temos medalhões e que até deveríamos ter jogadores mais qualificados em determinados compartimentos, a exemplo do meio campo, mas a verdade absoluta é que esse time, que talvez não seja uma sumidade tecnicamente, procurou com nenhuma das equipes anteriores, compensar a falta de um melhor desempenho técnico com muita garra e suor.
Por essa razão esse time merece todos os nossos encômios, posto que, se lhe faltou inspiração, em contrapartida não faltou transpiração, tanto é que até no jogo de sábado, a despeito da derrota, foi aguerrido dentro de campo e lutou por um melhor resultado até o último minuto.
Dizem que um grande time começa por um grande goleiro. O Fortaleza, neste ano teve no Boeck o seu melhor jogador, que além de ser um grande goleiro, que nos dois jogos fez, pelo menos três defesas milagrosas que nos garantiram na Série B, é um grande profissional e uma liderança inata, que encerrou como poucos a garra e a raça tricolor.
E ele está certo na sua assertiva, pois como goleiro titular da Chapecoense era para estar naquele avião do desastre, mas não pode viajar e com certeza, como aventou, porque Deus o queria vivo e são para compartilhar desses momentos de alegria do Tricolor e da Nação Tricolor. Fazia tempo que eu não via um goleiro, que aliás é muito raro, excetuando o Rogério Ceni, ser o líder e o ídolo de um time. O Boeck o é e que continue conosco para outras jornadas memoráveis.
Quero lembrar por fim que o Zago chegou há cinco partidas atrás e num momento em que o Fortaleza vinha de três resultados negativos, dois empates e uma derrota, e que, ainda por cima, estreou com um empate em casa em 1 x 1 contra o CSA e perdeu a partida seguinte por 2 x 0 para o Confiança, resultados que, indiscutivelmente, foram muito desalentadores.
O time foi para a partida final do turno, necessitando da vitória ou de um empate para se classificar, vencendo ao Moto por um a zero, contudo, mais importante ainda do que a vitória foi a exibição da equipe, que passou, a partir desse jogo, a infundir confiança na torcida e restaurar as esperanças do acesso. Só por isso o Zago já merecia o nosso apreço, mas a ascensão à Série B já o coloca, definitivamente, na história do Tricolor.
Vieram os dois jogos dramáticos contra o Tupi. Isto porque no primeiro jogo o empate perdurou por todo o primeiro tempo e no segundo o Fortaleza venceu por 2 x 0, mas desperdiçou duas chances para assegurar, logo no primeiro jogo, a classificação. Veio o segundo e a derrota por um a zero mexeu com os nossos sentimentos até o apito final. O importante agora é que estamos na Série B e que da Série C surgiu um Fortaleza mais forte e unido e preparado para grandes conquistas, que fazem parte da sua vocação..
PENSAMENTO DO DIA – Não deixe nunca de sonhar e de buscar os seus sonhos, porque um dia eles se realizam.
Por hoje c’est fini.
PENSAMENTO DO DIA – Não deixe nunca de sonhar e de buscar os seus sonhos, porque um dia eles se realizam.
Por hoje c’est fini.
Comentarios