TUPI - REI DO EMPATE FORA DE CASA
- ADVÍNCULA NOBRE
- 14 de set. de 2017
- 3 min de leitura

Ao que tudo indica, confirmação que teremos de forma mais concreta após os treinamentos desta tarde, o Fortaleza repetirá o time escalado no embate contra o Moto, em que desenvolveu um bom futebol, conquistando a classificação para a segunda fase, em terceiro lugar e tendo que decidir fora de casa contra o Tupi de Juiz de Fora, que foi o segundo do Grupo B. Um jogo difícil para os dois lados e que se prenuncia muito parelho, tendo em vista que os dois clubes tiveram campanhas muito parecidas.
O Tupi se classificou com 28 pontos e o Fortaleza com 27 e, conforme demonstramos, as campanhas foram semelhantes e praticamente de mesma qualidade, vez que em casa os times apresentaram a mesma produtividade, 19 pontos conquistados e fora de casa o time mineiro leva vantagem sobre o Tricolor, de 1 ponto, 9 contra 8.
O Tupi, dos oito times classificados é o que teve o maior número de empates, 6, seguido do CSA com 5. O Fortaleza que, conforme defendemos, precisa melhorar a sua campanha fora de casa, o que é essencial e fundamental nesse mata-mata, foi o clube que menos empatou fora dos seus domínios, obtendo apenas dois resultados. Fazer o resultado em casa e empatar fora, evidentemente que se não puder vencer, será a trilha para a sua chegada à Série B.
O Fortaleza, que fará o possível para repetir o time, tem dois problemas. O Felipe, que fez a sua melhor partida no ano em curso, no jogo contra o Moto, sofreu um pisão e é dúvida, contudo, consoante o Rodrigues Andrade, o repórter “hors concours” do rádio esportivo cearense, não preocupa e a sua saída do treino se deu de forma preventiva, com o intuito de preservá-lo.
O Edimar preocupa muitíssimo, em razão de uma distensão muscular, que nem sempre é de fácil recuperação. O jogador, no embate contra o Moto, até se contundir, vinha atuando de forma muito segura e passando confiança para a torcida. Entrou no seu lugar o Rodrigo Mancha, que já foi o titular da posição, especialmente num período em que a defesa do Fortaleza se inseria entre as melhores, mas está sendo criticado em razão de algumas falhas cometidas no embate contra o Moto.
O que se espera é que, se O Mancha tiver que substituir o Edimar, que o faça se forma segura, repetindo as atuações em que foi o titular da posição, periodo em que o Tricolor, em 14 jogos, sofreu apenas 10 gols, que correspondem a uma média de 0,71 gols por partida. Nesse quesito preferimos acreditar na explicação do Zago, que defendeu a premissa de que o atleta entrou frio e que, em condições normais, pode render muito mais.
Considerando-se que, dos oito times classificados o Tupi é o rei dos empates, tendo conquistado seis, e também embasados nas declarações do seu treinador, o Ailton Ferraz, deduzimos que o time juiz-forano vem em busca de uma única bola, ou de uma bola vadia, , como se diz no futebolês, ou de um único lance para tentar a vitória e até mesmo um empate, que lhe daria o handicap de poder atuar nos seus domínios, no jogo de volta, por uma vitória simples.
O treinador promoveu alterações nos últimos treinos tudo indicando que esse será o perfil do seu time. Sacou o atacante Márcio, colocando no seu lugar o meio-campista Jonathan, que segundo ele, cadencia mais o jogo e sacou o atacante Ítalo para colocar o também atacante Rafael Teixeira, muito bom nas bolas altas.
Dessa forma teremos um Tupi no sistema 4-3-2-1, que apresentará um meio de campo congestionado por cinco jogadores e muito forte na marcação. Lembramos, informação que já apresentamos em colunas anteriores, que o meio campo do Tupi é muito forte, tanto na marcação, como na construção das jogadas ofensivas, assim como nas conclusões, tendo em vista que, dos 21 gols marcados pelo time, assinalou 9, que correspondem a um percentual de 43%.
O Fortaleza terá que ter calma, inteligência e paciência, procurando formular o jogo, mas sem se esquecer do sistema defensivo, especialmente nas jogadas aéreas, até porque contra o CSA sofremos um gol de um jogador baixinho, por sinal, meio-campista, que veio de trás, que é exatamente a especialidade do Tupi.
PENSAMENTO DO DIA (Válido para o Fortaleza) - Acredite no seu potencial, procure motivar-se todos os dias, mantenha sua autoestima sempre elevada, você realizará grandes feitos em sua vida. (Eduardo Frederico).
Por hoje c’est fini.
Comentários