FAZENDO CONTAS PELO G-4
- ADVÍNCULA NOBRE
- 1 de set. de 2017
- 4 min de leitura

A diretoria do Confiança intitulou o embate contra o Fortaleza de “o jogo do fico”, isto porque se sair vencedor, o único resultado em que estão apostando e no qual pretendem chegar, custe o que custar, irá a 22 pontos e se garantirá na competição do próximo ano. O interesse para a partida é tão grande que o clube já vendeu antecipadamente metade da capacidade do estádio, cerca de 8.000 ingressos.
Há controvérsias nessa tese do time sergipano e acredito que seja uma tirada de marketing, tendo em vista que Moto e Botafogo têm 17 pontos e se vencerem chegam a 20, ficam a dois pontos do Confiança e adiam a decisão da segunda vaga do descenso para a última rodada. Considerando-se que Moto e Botafogo, contra os quais o time sergipano briga para não cair, atuam em casa, as contas do Confiança de repente podem não darem certo nos no noves foras.
O Moto enfrenta o Cuiabá necessitando vencer para fugir do rebaixamento e o Botafogo recebe o ASA, num confronto teoricamente dos mais fáceis para o time paraibano, de modo que, mesmo vencendo o time sergipano ainda não terá a sombra e a água fresca que tanto deseja e para amarrar o seu cavalo.
Com relação à classificação para a próxima fase os especialistas consideram, no que estão corretos, que Sampaio e CSA já estão 100% garantidos na fase eliminatória, também chamada de mata-mata, restando, desse modo, duas vagas que avaliam que serão preenchidas por Fortaleza, com 92% de probabilidades de se classificar e pelo Salgueiro, com 36,7%. Remo com 34,6% e Cuiabá com 34% estariam fora.
O Fortaleza conta com esse elevado percentual para se classificar em razão de ser, dos cinco clubes que lutam no momento pelas duas últimas vagas do G-4, a única equipe que pode se classificar, sem depender de outras combinações, com uma vitória e um empate.
Dentro dessa linha de raciocínio eu discordo dos matemáticos com relação à previsão de que o Salgueiro será um dos quatro classificados, isto porque, afora o Fortaleza, somente o Remo pode se classificar com uma vitória e um empate, ou com mais 4 pontos, os outros precisam de duas vitorias.
O Cuiabá se obtiver uma vitória e um empate somará 26 pontos mas perderá a vaga em decorrência de ser suplantado pelos demais concorrentes pelo número de vitórias e essa será a consequência nefasta da sua inédita elevada quantidade de empates, 10. Proporcionalmente, no Brasileirão, em suas quatro divisões e em todos os tempos ninguém chegou a esse número.
O Salgueiro com uma vitória e um empate irá a 25 pontos e estará fora da próxima fase, isto porque os classificados no Grupo A têm que somar, no mínimo, 26 pontos. Afora isso quem fizer 25 pontos ficará na dependência de uma complicada combinação de resultados.
À luz desses dados defendo a tese de que o Fortaleza, para se classificar depende, no mínimo de dois empates, mediante os quais somaria 26 pontos e estaria garantido na próxima fase, isto considerando-se que o Cuiabá será derrotado pelo Moto. Se o Cuiabá vencer teremos que refazer as nossas contas.
O importante para o Fortaleza é vencer as duas partidas e tem time para isso, basta acreditar mais nas suas potencialidades e repetir a performance conseguida da segunda à quinta rodada, nas quais conquistou 3 vitorias sobre Botafogo, Salgueiro e ASA e empatou com o Cuiabá.
Aliás, o Fortaleza está a 3 vitorias e 1 empate da tão sonhada Série B e poderá estar a 2 vitórias e dois empates nesta ordem: Empate e vitória nos dois próximos jogos e vitória e empate na fase eliminatória, ou seja, tem que empatar com o Confiança e ganhar do Moto e vence em casa o adversário do mata-mata e empatar fora. Essa é a meta mínima a ser perseguida.
Na verdade, para sermos mais otimistas, estaremos a um ponto da classificação, isto se o Remo, Salgueiro e Cuiabá perderem, numa combinação de resultados dos nossos sonhos e quase improvável. Vamos aos números: Remo e Cuiabá perdendo só poderiam chegar a 25 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, mas o Cuiabá estaria fora por ter menos vitórias.
O Salgueiro, por sua vez, com 21 pontos só poderá chegar aos 24 estando, inquestionavelmente, fora da próxima fase. Aliás, esta e a única hipótese e pouco provável, para que os dois últimos times do grupo se classificarem com 25 pontos, razão porque defendo a premissa de a classificação para a próxima fase só estará garantido com no mínimo 26 pontos.
Hoje já teremos uma partida entre Botafogo x ASA que tem importância apenas para os dois contendores e de modo especial para o Botafogo que, em vencendo e consoante os expertos é o favorito, irá a 20 pontos e, dependendo dos resultados de Moto e Confiança, pode se livrar do rebaixamento.
O interessante é que ficamos fazendo contas e mais contas e por que se os nossos prognósticos e anseios não influirão em nada nos resultados das partidas? Certamente para driblarmos a pressão e a ansiedade que se abate sobre cada um de nós. De repente passamos a ter medo de Confiança e de Moto, coisa em priscas eras não aconteciam. É a vida...é a vida...O que devemos fazer? Somente fazer contas e rezar.
Por hoje c’est fini.
Advíncula Nobre
Commenti