FORTALEZA PODE SE CLASSIFICAR CONTRA O CONFIANÇA ATÉ COM O EMPATE
- ADVÍNCULA NOBRE
- 29 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Agora resta somente apoiar e confiar...
O Fortaleza, que poderia estar com a classificação assegurada se complicou um pouco ao empatar com o CSA, dentro de casa, por 1 x 1 e agora tem que buscar o salvo-conduto para a próxima fase nos dois próximos encontros contra o Confiança, fora de casa e frente Moto, em casa.
O Confiança, seu primeiro adversário, está com a moral elevada, vez que vem de duas vitorias consecutivas, uma sobre o CSA em casa por 2 x 0 e a outra fora de casa, de certa forma inesperada, sobre o Botafogo, por 2 x 1, que deixou o clube paraibano às voltas com a zona de rebaixamento, da qual se encontra fora, mas com a mesma pontuação do Moto (17 pontos).
O Confiança, que soma 19 pontos, batalha em duas frentes: Na primeira, contra o descenso, uma vez que se encontra tão somente a 2 pontos do Moto, o primeiro clube na zona de degola e na segunda, alimentando ainda a esperança de classificação, pugna contra o Remo, o quarto colocado, de quem dista apenas 3 pontos, donde se conclui que o mesmo será um adversário perigoso nesse jogo de elevado risco para o Fortaleza.
O Fortaleza, que empacou na terceira posição com 24 pontos, está a 4 do CSA, o segundo e a 5 do Sampaio Corrêa, o primeiro colocado, no momento só tem um alternativa: Lutar com unhas e dentes para manter esta posição, contra 3 adversários que estão nos seus calcanhares: Remo, Cuiabá e Salgueiro.
Matematicamente, com 6 pontos ainda em disputa, o Fortaleza, com 24 pontos, pode chegar a 30. O Remo e o Cuiabá, ambos com 22, podem chegar a 28 e o Salgueiro, com 21 só pode chegar a 27. O Fortaleza vencendo as duas partidas garantirá a classificação, mas o problema é que o time não vem passando muita confiança e vinha jogando mal, apenas nessa partida contra o CSA conseguiu infundir um pouco de esperança na torcida, mas aquém do que se esperaria.
Enquanto o Confiança vem de uma derrota e duas vitória nas três últimas partidas, conquistando 6 pontos em 9 possíveis o Fortaleza vem de uma derrota e dois empates, somando apenas 2 pontos em 9 prováveis. Esse é o grande problema, isto porque o Fortaleza não tem conseguido esboçar uma reação que possa ser reputada como recuperação. Para que isso aconteça terá que se superar.
O que temos de perspectivas alvissareiras? O bom é que o pessoal do andar de baixo pode ajudar ao Tricolor. O Moto recebe o Cuiabá e não será um jogo qualquer. Na verdade será o jogo da vida do time motense, isto porque, estando na zona de rebaixamento necessita vencer o Cuiabá para tentar deixar a zona maldita. O interessante é que os dois clubes podem se ajudar mutuamente. O Fortaleza vencendo o Confiança segura um dos seus concorrentes na luta contra a degola.
Simples assim. O Fortaleza vencendo o Confiança segura o time sergipano com 19 pontos e na eventualidade de vitória, o Moto iria a 20 pontos e deixaria a briga contra o rebaixamento entre Botafogo e Confiança. O Moto vencendo o Cuiabá seguraria o time cuiabano com 22 pontos, o qual estaria fora do páreo com relação à vaga do Fortaleza, posto que somente poderia atingir os 25 pontos. Nessa rodada os dois times serão aliados.
No andar de cima o Fortaleza também pode ser ajudado, isto porque o Remo, o quarto colocado, que luta contra o Fortaleza pela terceira posição, recebe o Sampaio, que já está classificado, mas que peleja com o CSA pela ponta da tabela, depreendendo-se, portanto, que o clube paraense não terá vida fácil. Um empate já seria um bom resultado.
O Salgueiro recebe o CSA que trava uma luta com o Sampaio pela primeira colocação. Ressalve-se que o time alagoano faz uma campanha razoável em jogos fora de casa, em que somou 10 pontos em 24 possíveis, apresentando um percentual de aproveitamento de 42%. Para que tracemos um paralelo o Fortaleza somou apenas 8 pontos, em 24 possíveis, apresentando um percentual de desempenho de 33%.
Estas são as possibilidades para a próxima rodada que só renderão frutos se o Fortaleza, enfim, conseguir uma vitória, essencial e de suma importância contra o Confiança, em que selará de vez a sua classificação. Um empate, entretanto, dado às circunstâncias atuais, não será um mal resultado e pode leva-lo à classificação antecipada, desde que Remo e Salgueiro sejam derrotados, tese defendida pelo Rodrigues Andrade, com a qual eu concordo, acrescentando ainda que se o Moto derrotar o Cuiabá o Fortaleza também estará classificado, tendo em vista que Salgueiro e Remo terão um confronto direto em que um dos dois ficará pelo meio do caminho, premissa que também defendemos ontem no Fala Leão.. .
Por hoje c’est fini.
Advíncula Nobre
Comments