TRICOLORES: A MENTIRA NÃO PODE EMPANAR A VERDADE
- ADVÍNCULA NOBRE
- 18 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Tenho por hábito não ser repetitivo e dentro desse diapasão, dessa norma de conduta não costumo repetir os assuntos abordados no tópico, ou no quadro “Toque de Letra” do Programa Fala Leão, exatamente para não correr o risco de ser repetitório e enfadonho. Desta feita, na defesa exclusiva da verdade, abrirei uma exceção para abordar um tema, no meu ponto de vista de relevância, em razão de o torcedor tricolor vir recebendo informações inverídicas acerca da campanha do atual elenco.
Avalio que os que adotam a estratégia de mal informar ao nosso torcedor, têm por objetivo implantar o caos no seio da Nação Tricolor, com o fito de desestabilizá-la, especialmente nos momentos importantes para o nosso clube, a exemplo do período do mata-mata, ou pré-classificatório. Intuindo, pois, que a Nação Tricolor seja devidamente informada com isenção e inteire da verdade dos fatos, vamos fazer uma comparação entre a campanha do Fortaleza no ano passado, até a décima quarta rodada, e deste ano em situação idêntica.
Afirmam, parte da torcida, mal informada e influenciada por determinados segmentos da imprensa que o plantel atual é inferior ao do ano passado, esse é o fato. Gostaria de afirmar que para defendermos uma tese temos que ter um parâmetro e uma argumentação sólida, exatamente ao contrário dessa asserção, que reputo como maldosa e mal intencionada.
Pois bem, os nossos parâmetros são numéricos, pois contra números não há argumentos e começamos, pondo abaixo essa proposição, cotejando a produtividade de 2016 com a deste ano, quando verificaremos que no ano passado, até à décima quarta rodada, para sermos bem explícitos, o time tricolor havia produzido 22 pontos, enquanto neste ano a produtividade é de 23.
Outro ponto defendido pelos maledicentes, repito, sem qualquer embasamento, e que acaba contaminando e influenciando a torcida tricolor, é a de que a nossa defesa é muito ruim e mais do que isso, é péssima. Não há sustentação sólida para essa tese, isto porque, até à décima quarta rodada do ano passado o sistema defensivo tricolor, que tinha jogadores renomados, como o Lima, o Corrêa e o Juliano, além do goleiro Ricardo Berna havia sofrido 14 gols.
Neste ano, em que reclamam da improvisação do Rodrigo Mancha, da reserva do Adalberto e da própria escalação da Ligger e em que o próprio Felipe não vem rendendo bem, e isso é verdade, e na lateral-esquerda, enfim, o Bruno Melo teve uma chance, e que no nosso setor de contenção não tem estrelas de primeira grandeza, a defesa sofreu apenas e tão somente 10 gols.
Os números provam, portanto, que essas informações “plantadas”, com os objetivos inconfessáveis e sobre os quais nos reportamos, não são verdadeiras, de modo que a Nação Tricolor, tem que procurar distinguir a verdade da falácia; a falta de princípios da ética e da honestidade; e apoiar o clube porque, neste momento em que a equipe sofreu uma pequena oscilação dentro de campo, necessários se faz que todos nós puxemos a corda para o mesmo lado.
Temos que ter consciência de que se a corda se romper a queda será de todos nós e a alegria será daqueles que maquinam, conspiram e trabalham para que continuemos na Série C, porque os seus objetivos são os de nos destruir. Há pouco tempo, ao que consta, um ex-presidente do nossos rival, bastante ativo, teria declarado numa roda de amigos, na sua repartição, “que não descansaria enquanto não acabasse com o Fortaleza” e pasmem! A família dele é toda tricolor.
Podem crer que eles continuam tentando destruir o Tricolor, porque, historicamente, o nosso amado clube em tudo é maior do que eles: Tem maior torcida; mais conquistas de títulos legais e não usurpados; tem mais tradição e tem as cores que representam a vida e a alegria, diferente daquelas que simbolizam o luto e o sofrimento. Unamo-nos, pois e não nos deixemos levar pelos ardis e artimanhas dos nossos inimigos, porque “Unidos Somos Fortes, Somos Fortaleza”.
Por hoje c’est fini
Advíncula Nobre
Commentaires