O FORTALEZA, QUE PRECISA DA VITÓRIA, DEFENDERÁ CONTRA O BOTAFOGO UMA INVENCIBILIDADE DE 12 JOGOS
- ADVÍNCULA NOBRE
- 21 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Quando entrar em campo nesta sexta-feira, em solo pessoense o Fortaleza estará defendendo uma supremacia sobre o Botafogo, de dezoito anos, que é exatamente o tempo em que ocorreu a sua última derrota e, pelo jogo de ida da C de 1999. A última derrota aconteceu em nove de setembro de 1999, quando o Tricolor foi derrotado em João Pessoa, por 2 x 0. A sequência de resultados positivos se iniciou no dia 19 de setembro de 1999, quando o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, saiu vitorioso por 4 x 3.
Daquela data até aos nossos dias aconteceram doze jogos, nos quais o Fortaleza conquistou sete vitórias, cinco em casa e duas foras e cedeu cinco empates, quatro fora e um em casa. Nas sete vitórias o Tricolor marcou treze gols e sofreu apenas quatro, apresentando um saldo positivo de nove gols. Os maiores placares a favor do Tricolor foram 4 x 3 e 3 x 0.Nas duas vitórias fora de casa o venceu a ambas por 1 x 0.
Nos cinco empates o placar predominante foi de 0 x 0, três resultados; os outros dois foram de 1 x 1 e 2 x 2. Nessas doze partidas, que correspondem a trinta e seis pontos possíveis o Fortaleza amealhou vinte e seis, apresentando um percentual de desempenho de 72,22%.
No cômputo geral o Fortaleza e o Botafogo se defrontaram em dezenove oportunidades, em que o Tricolor conquistou nove vitórias, cedeu cinco empates e sofreu cinco derrotas. Marcou vinte e quatro gols e sofreu vinte e três, apresentando saldo positivo de apenas um tento. Nas derrotas do Fortaleza o maior placar a favor do Botafogo foi de 4 x 1 e, para piorar, nos domínios tricolores, que explica essa diferença mínima de gols, mesmo o Fortaleza tendo supremacia em vitórias.
Os confrontos entre os dois clubes estão assim distribuídos: 2 pela Copa Norte–Nordeste; 7 pela Copa do Nordeste; 2 pela Série B e 8 pela Série C. Nos oito jogos pela Série C o Fortaleza conquistou três vitórias, todas em casa; cedeu 4 empates, um em casa e três fora e sofreu uma derrota, essa fora de casa, que foi aquela do dia 9 de setembro de 1999 que, conforme frisamos, se constituiu na última derrota tricolor para o oponente.
Nesses oito confrontos pela Série C o Fortaleza marcou 10 gols e sofreu 5, apresentando um saldo positivo de 5 gols. Em termos de desempenho, somou 13 pontos em 24 possíveis, apresentando um percentual de eficiência de 54,16%, que traduz a sua supremacia sobre o adversário na competição.
Esses números levaram a imprensa paraibana, em um dos jornais desta quinta, a cognominar o Tricolor de “carrasco do Botafogo na Série C”. Lembramos, no entanto, e por oportuno, que esses números retratam a história dos embates entre os dois clubes, mas para o Fortaleza ampliar essa hegemonia, construída ao longo dois anos, tem que conquistar mais um resultado positivo dentro das quatro linhas, que é o que esperamos.
Botafogo e Fortaleza duelam em condições parecidas, isto porque o time paraibano vem de um triunfo e de três derrotas consecutivas, nas últimas quatro rodadas, enquanto o Fortaleza vem de duas derrotas e dois empates, tendo o time botafoguense, em razão dessa vitória, conquistado um ponto a mais do que o Tricolor.
O perdedor desse embate, muito provavelmente deixará o G-4, sendo que para o Botafogo, que se encontra na quarta colocação, o risco é muito maior. O Fortaleza, mesmo perdendo, pode continuar no grupo de classificação, desde que o Remo e o Cuiabá não vençam os seus compromissos. Pode continuar ainda se o Sampaio perder e Remo ou Cuiabá, um dos dois, sair derrotado no seu compromisso.
Para esse confronto, vital para os dois clubes, consoante os matemáticos, o Botafogo é o favorito, com 37,1% de chances de sair vitorioso. A possibilidade de empate fica com 31,9% e a probabilidade do Fortaleza sair vencedor é de 31,1%. De certa forma os experts preveem e prenunciam um equilíbrio nesse embate entre as duas equipes. No nosso ponto de vista a possibilidade de um empate não está fora de cogitação.
Por hoje c’est fini.
Comments