A DÉCIMA RODADA DO GRUPO "A" DA SÉRIE "C" TEM O SEU PONTAPÉ INICIAL HOJE
- ADVÍNCULA NOBRE
- 15 de jul. de 2017
- 4 min de leitura

A décima rodada do Grupo A da Série C tem início hoje, com três jogos: Sampaio Corrêa x Moto, às 16 horas, no Castelão, em São Luiz; Salgueiro x Confiança, às 20 horas, no Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE) e ASA x CSA, às 21 horas, no Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL). Desses seis times, dois estão no G-4, Sampaio e CSA; dois estão no limbo, Confiança e ASA, com 10 pontos, mas ameaçados pelos que se encontram na zona de degola, Moto e Salgueiro que têm 8 pontos.
Os times que estão no limbo, confiança e ASA, nesta rodada, não podem chegar ao G-4, mas estão torcendo por um tropeço do Remo diante do Fortaleza, vez que o time paraense tem 12 pontos e fatalmente será ultrapassados por eles, desde que saiam vencedores. Assim vamos começar a análise por esses confrontos, pois por enquanto a meta de cada um é a de se aproximar do grupo de classificação.
O Confiança, com os seus 10 pontos e na sexta colocação, vez que supera o ASA, o sétimo, pelos critérios de desempate, sai para enfrentar o Salgueiro, o lanterna da competição, que somou 8 pontos, por quem será ultrapassado se vier a perder. Para os especialistas o Salgueiro, em que pese está inferiorizado na tabela, com relação ao seu antagonista, é o favorito com 63,4% de probabilidades de vencer. O empate fica com 24,3% e a probabilidade de vitória do Confiança é calculada em apenas 12,3%.
Não sou matemático, porém não consigo entender o porquê dessa superioridade tão acentuada do Salgueiro, que é o lanterna da competição, e que, na condição de mandante tem um desempenho pífio, vez que, em quatro jogos, ou em 12 pontos possíveis, conquistou somente 4, ostentando um percentual de desempenho dos mais fracos, de 33,33%.
Ficamos ainda mais atônitos quando verificamos que a campanha do Confiança, enquanto visitante, é mais consistente e sólida do que a do Salgueiro no papel de mandante. O Confiança em 4 jogos fora dos seus domínios somou 5 pontos e apresenta um percentual de aproveitamento de 41,66%. Contrariando os matemáticos vou cravar empate ou vitória do Confiança.
Em outro confronto reunindo um clube do limbo, temos que o ASA, que como vimos se encontra na parte intermediária da tabela, com 10 pontos, que lhes conferem o sétimo lugar, tem uma missão das mais complicadas e espinhosas, pois recebe o CSA, disparadamente em primeiro lugar com 18 pontos, não só do grupo A, mas de toda a série C e, a exemplo do Confiança, precisa vencer para se aproximar do G-4.
Mais uma vez não entendemos os prognósticos dos matemáticos, que avaliam que, mesmo jogando contra o líder, que vem apresentando uma campanha das mais equilibradas e quase irreparável, o ASA se configure como o favorito para vencer o confronto, com 38,3% de chances. O empate fica com 30,7% e a vitória do CSA com tão somente 31%.
Provavelmente eu não fui bem em Matemática e devo ter faltado à aula quando o assunto foi estatística, haja vista que, igualmente não consigo compreender em que parâmetros os experts em previsões matemáticas se basearam para concluir que, nesse confronto alagoano das letrinhas entre o ASA e CSA, o ASA seja que reúne mais condições para sair vencedor. Vamos então comparar o desempenho dos dois clubes, nas circunstâncias de disputa de cada um.
Enquanto mandante o ASA somou 7 pontos em 12 possíveis, apresentando um percentual de desempenho de 58,33%, uma produtividade mediana e muito abaixo do esperado, sobretudo para quem joga em um campo e que conhece o campo palmo a palmo, tem o apoio da torcida e conta e usa as condições climáticas a seu favor, pois sem dúvidas a temperatura de Arapiraca é mais elevado do que a de Maceió.
O CSA, fora dos seus domínios conquistou igualmente 7 pontos, em 12 em disputa, apresentando o mesmo percentual de aproveitamento do ASA, de 58,33%. Diante desse fato concluímos que, em virtude dos percentuais serem iguais, em decorrência da tarefa do visitante ser mais árdua e difícil, exatamente pelos fatores que elencamos no tópico anterior, qualitativamente, o aproveitamento do CSA é mais significativo em razão de ter sido construído em condições adversas. Dado ao exposto, não concordamos com os matemáticos e vamos nos inclinar pelo empate ou vitória do CSA.
Por fim o terceiro confronto do dia de hoje, envolvendo Sampaio Corrêa e Moto, um clássico doméstico do Maranhão, em que, mais uma vez os especialistas avaliam que o Moto, mesmo sendo o vice-lanterna tem a preferência para vencer o embate.
Ora, o Sampaio está em segundo, com 15 pontos e o Moto em nono, com 8, existindo entre ambos uma diferença de 7 pontos a favor do time “boliviano”. Só por esse detalhe, que traduz a campanha de ambos as previsões não se sustentam de que o Moto tem 37,7% de chances de vencer, enquanto o Sampaio tem 31,4%. Apesar do equilíbrio nas previsões, no nosso entendimento o Sampaio é o favorito.
E em que esses jogos podem beneficiar o Fortaleza? Trarão ganhos para o Fortaleza se tanto o Sampaio, quanto o CSA não obtiverem bons resultados, desde que o Leão do Pici, evidentemente, faça a sua parte diante do Remo. Na pior das hipóteses os dois clubes têm no mínimo que empatar, para não avançarem muito, situação que traria proveito para o Tricolor de Aço.
Por hoje c’est fini.
Comentarios