SALGUEIRO O FAVORITO À ASCENSÃO
- ADVÍNCULA NOBRE - Teresina (PI)
- 23 de mai. de 2017
- 3 min de leitura

Consoante o site Chance de Gol, o Salgueiro, nosso próximo adversário, tem 91,9% de probabilidades de se classificar em segundo lugar para a próxima fase. No Grupo A da Série C, em se tratando de pontos, tem os mesmos 3 pontos do Fortaleza, de quem ganha no saldo de gols (3 – 0).Perdeu fora de casa para o Confiança por 2 x 1 e venceu o Moto, em casa por 2 x 1. O Fortaleza perdeu fora para o Remo por 1 x 0 e ganhou em casa do Botafogo, pelo mesmo placar.
Provavelmente esse prognóstico do site em questão tem embasamento no desempenho do Salgueiro no Campeonato Pernambucano em que disputa as finais com o todo poderoso Sport, com quem empatou no jogo de ida, em plena Ilha do Retiro em 1 x 1.
O Salgueiro chegou à final deixando na poeira o Santa Cruz e o Náutico, que têm jogadores mais renomados e o que depreende que o seu forte esteja no conjunto, tendo em vista que não conta com nenhum jogador de renome. Ao que parece todos são garimpados na região. Dentre os mais conhecidos identificamos o Mondragon, o Toty, que atuou no Botafogo da Paraíba e o interminável Marcos Tamandaré, que já defendeu o Fortaleza.
Por vezes confesso que procuro entender a lógica que embasa essas previsões, mas não consigo entendê-la de forma racional. O CSA, por exemplo, que perdeu o título alagoano para o CRB, está sendo reputado como o pretenso melhor time da chave, com possibilidade de se classificar em primeiro lugar, com um percentual elevadíssimo de 91,9%.
O Fortaleza, que é apenas o sexto, consoante às previsões dos experts e a conclusão a que se chega é a de que, ou está muito ruim, ou o futebol alagoano se transformou, de uma hora para a outra, no suprassumo do Nordeste. Fiquemos de orelhas em pé, pois de repente podem ter razão.
O Confiança que, em disputa com o Itabaiana, se sagrou campeão sergipano de 2017, está sendo considerado como o provável terceiro colocado na classificação final da primeira fase, . no entendimento dos especialistas, com 61,4% de probabilidades.
Provavelmente esse prognóstico, que coloca o Remo em quinto e o Fortaleza, em termos de ascensão à segunda fase, em sexto, tem ligação com o fato dos dois clubes não terem se conduzido muito bem nos seus respectivos campeonatos. O Remo foi o segundo e o Fortaleza o terceiro.
Outra previsão interessante se relaciona com o número de pontos necessários para que uma equipe do Grupo A feche a fase em primeiro lugar. A estimativa inicial que, como sabemos vai diminuindo à medida que acontecem os confrontos diretos, é de que o primeiro colocado tenha que somar 42 pontos. O segundo poderia entrar com 33 pontos; o terceiro com 32 e o quarto com 31.
Considerando-se essa avaliação e esse prognóstico, temos que o primeiro colocado teria que apresentar um percentual de eficiência de um supercampeão. No ano passado o Boa Esporte se sagrou campeão somando 49 pontos em 72 possíveis, apresentando um percentual de desempenho de apenas 60%. Essa é uma prova cabal de que não podemos dar muito crédito a essas previsões iniciais.
O Grupo B, de onde sairá o adversário do Tricolor, se este eventualmente se classificar, como esperamos, consoante os prognósticos dos especialistas, terá como classificados: Botafogo (SP), 95,5% de chances; São Bento, 84.1%; Joinville, 79,5% e Volta Redonda, 67,9%. Muito cedo para opinar? Muito cedo, entretanto o Joinville é um clube tradicional e o Botafogo (SP), não ascendeu por muito pouco. Grandes as possibilidades de que estejam entre os quatro primeiros.
Assim como Moto (73,7%) e Sampaio Corrêa (49,4%), no Grupo A, são os time mais cotados para cair, no Grupo B, as equipes candidatas à degola são, Mogi Mirim (61,9%) e Macaé (54,6%). No ano passado, Mogi e Macaé escaparam no pau do canto, pois fizeram menos ponto do que o América (RN), o primeiro rebaixado. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
Por hoje c’est fini.
Comments