O SOL COMEÇA A CLAREAR PARA O FORTALEZA
- Advínculoa Nobre
- 31 de mar. de 2017
- 3 min de leitura


IMPULSIONADOS PELA FORÇA DESSA TORCIDA CHEGAREMOS LONGE
As coisas estão começando a entrar nos trilhos. O Fortaleza já está conseguindo melhores resultados que, indiscutivelmente, estão convencendo à torcida que tem comparecido, embora ainda em pequena escala. Temos oficialmente um novo diretor de futebol, o Marcelo Paz, que depois de um interstício de cerca de cinco meses volta a ocupar o cargo e como dizia José Américo, político paraibano, Ministro da Viação e Obras Públicas do Governo Getúlio Vargas e grande escritor paraibano, autor de A Bagaceira, “ninguém se perde nos caminhos da volta, porque voltar é uma forma de renascer”.
Esse renascimento do Fortaleza, que já começa a nos deixar mais confiantes está tomando forma através de um trabalho cuja continuidade será dada pelo Marcelo Paz, que fará os acertos necessários, comuns em todos os processos administrativos e que foi iniciado pelo Dr. Ênio Mourão, que montou um elenco em que, se alguns jogadores não corresponderam às expectativas, mesmo tendo bons currículos, outros já começam a pontificar e a se tornarem ídolos da torcida, o que é muito bom para uma equipe que começou do marco zero.
O nome do Marcelo Paz foi apresentando ontem em reunião do Conselheiros Deliberativo e aprovado por unanimidade, numa prova cabal de que goza da confiança de todos, num universos de pessoas, que têm em comum o amor ao Fortaleza, mas politicamente têm as suas preferências, fator muito saudável num processo democrático.
Essa diversidade de pensamento é muito boa, porque dela sai o consenso, essencial para o equilíbrio administrativo do clube. Costumo dizer que da divergência sai a convergência, que é uma depuração dos pontos de vista contrários e primeiro passo para que surja a união de propósitos..
Nesse ensejo desejamos ao Marcelo Paz toda a sorte do mundo, isso porque a sua missão é árdua, tendo em vista que o clube está no oitavo ano na Série C e é bom que se diga que o nosso Diretor de Futebol não tem responsabilidades sobre as derrocadas e os insucessos do passado, embora tenha recebido como herança esse fardo pesado e essa obrigação de mudar radicalmente os rumos do clube.
E isso só será possível ou se materializará se todos nós mantivemo-nos unidos, especialmente diretoria e torcida e esta tem que ter em mente ninguém deixa os seus afazeres e a sua família, para se dedicar ao Fortaleza e ainda por cima ser difamado, se não tivesse um grande amor por esse clube, razão por que, todos os presidentes que passaram pelo clube nesses oito anos e não conseguiram a ascensão merecem o nosso respeito, porque nenhum deixou de tentar, mas infelizmente a sorte foi a madrasta de todos.
Aproveitamos para agradecer ao Ênio Mourão, pelo trabalho à frente da diretoria de Futebol, pois se reclamamos que o Tricolor foi desclassificado de duas competições, não faz muito tempo que o mesmo não conseguia participar de nenhuma, a exemplo da Copa do Nordeste e da própria Copa do Brasil, em que, em razão de uma má fase, entrou no pau do canto. Ser desclassificado é ruim, mas muito pior é nem sequer entrar nas competições.
Nesse momento o apoio do torcedor é essencial e fundamental, o qual deve se associar, para que o Fortaleza possa melhor se planejar e formatar um elenco mais qualificado, além de comparecer ao estádio nessa reta final de campeonato, que vale um tricampeonato e o próprio calendário de 2018. O Fortaleza só será forte se contar com a força da sua torcida, que está de parabéns, pois atém ontem, durante o mês, já contava com a adesão de tínhamos a adesão de 967 novos sócios. No dia de ontem houve 92 adesões passando o montante de sócios adimplentes para 9.661.
Esses números demonstram cabalmente que o torcedor do Fortaleza, passados esses momentos de turbulências, passa acreditar e a confiar no time e na gestão do clube, além de serem uma prova incomensurável e incontestável do grande amor dedicado ao clube, por parte da torcida tricolor. Que bom que a torcida já começa a jogar junto e juntos somos imbatíveis.
O Fortaleza no Campeonato Cearense de 2016 sagrou-se campeão com 40 pontos conquistados em 54 pontos possíveis, apresentando um percentual de desempenho de 74%. No ano em curso, no Cearense, somando-se as duas fases, classificatória e quartas de final, somou 23 pontos em 33 possíveis, apresentando um percentual de desempenho de 69%.
Embora não havendo como comparar os dois campeonatos, em virtude dos regulamentos serem distintos, esses percentuais indicam que o Fortaleza está evoluindo e muito próximo de alcançar o desempenho de um campeão, no nosso entendimento em torno de 70%. O time vem evoluindo e a tendência é que venha a melhorar, gradual e naturalmente, o seu desempenho, até porque não existe outro caminho que não seja este.
Por hoje c’est fini.
Comments