COPA DO NORDESTE: FORTALEZA COM BOAS CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO
- Advínculoa Nobre
- 3 de mar. de 2017
- 3 min de leitura

O Bahia em jogo que encerrou a quarta rodada do Grupo B da Copa do Nordeste, não encontrou a mínima dificuldade, especialmente no segundo tempo, vez que o primeiro foi mais equilibrado, para vencer o Altos por 3 x 0. Como anormalidade o time piauiense perdeu uma cobrança de pênalti que concorreu para que o time baiano permanecesse como o único time da Copa do Nordeste cuja defesa ainda não foi vazada.
Na outra partida, em embate que complementava a quarta rodada da competição o Itabaiana venceu o CSA, que não mais tem chances de se classificar para a segunda fase, por 2 x 1, com o gol da vitória sendo assinalado aos 47 minutos do segundo tempo, após muita pressão motivada pela expulsão de um dos zagueiros do time alagoano, nos momentos finais do confronto. O Itabaiana soube aproveitar a vantagem e construir essa vitória que a deixou no segundo lugar do grupo que, diga-se de passagem, não foi boa para o Tricolor, que contava com o empate.
Mercê das vitórias do Bahia e do Itabaiana o Fortaleza deixou a zona de classificação, hoje composta pelas seguintes equipes: Santa Cruz (10 pontos), Bahia (8), Sport (10), CRB (8), Vitória (7) e os melhores segundos colocados: Campinense (8), River (7) e Sergipe 7. O Itabaiana que tem 7 pontos ficou de fora em função dos critérios de desempate, haja vista que perde para River e Sergipe no saldo de gols.
O Fortaleza está fora da zona de classificação, contudo, no meu ponto de vista a situação ainda não é desoladora. Doravante, pelo menos em se tratando da próxima rodada, quando voltaremos a avaliar, briga com River, Itabaiana e Sergipe, são quatro clubes, incluindo o Fortaleza, que lutam por duas vagas, tendo em vista que a primeira, na minha ótica, será do Campinense, que pega em casa o saco de pancadas, Uniclinic.
O Fortaleza, após a conclusão da jogada, afora a luta dentro do grupo com o Bahia pela primeira colocação, externamente lutará para entrar como segundo colocado, se for o caso, com o River, Itabaiana e Sergipe, que tem 7 pontos e um a mais e correndo por fora o ABC, do grupo do time a menos do que o time itabaianense e que tem, ao nosso ver, uma caminhada menos complicada.
O River se digladia com o Sampaio Corrêa em casa, que não faz uma boa campanha r que foi goleado pela Juazeirense por 3 x o e deve vencer, chegando aos 10 pontos. Ressalte-se que o Sampaio Corrêa tem apenas 3 pontos, mas ainda aspira a classificação, de forma que podemos prever um jogo dificílimo para o time piauiense. Apesar da derrota está motivado em função da troca de treinador. Agora é o Diá.
Temos que fazer figa para que esse jogo, que é um clássico do Meio-Norte saia pelo menos empatado. Na última rodada o River enfrenta o Juazeirense, fora de casa, que tem apenas três pontos, mesma pontuação do Sampaio, a quem goleou, e que ainda sonha com a classificação. O time riverino pode se dar mal nessa empreitada.
O Itabaiana enfrentará o ABC em casa, que tem quatro pontos e que se vencer, chagará aos mesmos 7 pontos e assumirá a vaga do oponente, no chamado jogo de seis pontos. Conjetura-se que o time itabaianense não terá vida fácil, isto porque, na última rodada sai para enfrentar o CRB, líder do Grupo e que por certo quer consolidar a vantagem, pensando nos mandos de campo nas fases seguintes.
O Sergipe, outro segundo com 7 pontos digladiar-se-á com o América, fora de casa, que com quatro pontos, ainda não está fora do páreo. A tendência é de que o América saia vencedor, sendo que o empate não está fora dos prognósticos. Na última rodada se defrontará com o Vitória em casa, que tem apenas 7 pontos, sendo o primeiro colocado com menor desempenho técnico e que está buscando se afirmar. A caminhada do Sergipe é muito difícil.
Por fim tem o ABC, um dos terceiros colados, mas com apenas 3 pontos a menos que o Itabaiana e que tem uma jornada mais tranquila, com relação ao opositor. Tem um confronto de seis pontos com o próprio Itabaiana, nos domínios do adversário, e a previsão é de que a partir desse jogo um dois saia do páreo. Nessa rodada temos que torcer por um empate, isto porque na última rodada o time abecedista recebe o CSA em casa, que mais nada almeja na competição.
Que a trajetória do Fortaleza é difícil não temos dúvidas. O que temos como ponto pacífico é que o Tricolor, que recebe o Altos em casa, deve fazer obrigatoriamente o dever de casa, vencendo e com um bom placar, para continuar dependendo apenas dos seus próprios esforços para se classificar. Nesse ínterim tem que torcer por um tropeço do Bahia, fora de casa, contra o Moto que, mesmo fora de disputa terá que vencer para reconquistar a sua torcida.
Por hoje c’est fini.
Comments