ITAPIPOCA REBAIXADO E FORTALEZA BRIGANDO PELA SEGUNDA COLOCAÇÃO
- Advínculoa Nobre
- 24 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

O amigo Everton não conseguiu salvar o Itapipoca
A primeira fase do campeonato está chegando ao fim e já temos um clube rebaixado, o Itapipoca, de boas campanhas, mas que no ano em curso não foi, sequer a sombra daquele time bravo e valente visto comumente nas edições anteriores. O meu amigo Everton Câmara, que enquanto jogador brilhou no Guarabira, no Santa Cruz (PE) e em Portugal, além de um breve passagem pela China, chegou tardiamente e nada pode fazer.
Um abraço especial para o Everton Câmara que muito me ajudou, primeiro como jogador da nossa briosa AABB de Guarabira, em que fui presidente, conquistando muitos títulos no futebol e no futsal, inclusive a nível de Norte e Nordeste. O Everton ainda nos ajudou como treinador, de modo que a sua capacidade é reconhecida na profissão, até porque tem dirigido inúmeras agremiações por todo o Nordeste.
Pena que não tenha conseguido livrar o Itapipoca do descenso, embora tenha lutado muito para tal. Pelo que vi do time do Itapipoca, haja vista que comecei a acompanhar os seus jogos torcendo evidentemente pelo sucesso do Ewerton, trata-se de um elenco muito limitado seno impossível, in casu, tirar leite de pedra. Aproveito o ensejo para agradecer publicamente a esse competente profissional, de quem privo da amizade, pelo prestimoso apoio que me foi dado, enquanto presidente abebeano.
Três outros brigam contra o rebaixamento: Uniclinic com 8ito pontos e apenas com uma, partida a cumprir, contra o Ceará, uma parada duríssima; Tiradentes, com 7 pontos e tendo dois jogos a disputar, o primeiro neste sábado contra o Fortaleza, que briga na parte de cima da tabela para consolidar o segundo lugar e Guarany de Sobral, que tem cinco pontos e dois jogos a cumprir, teoricamente em melhor situação do que os demais, pois recebe os seus adversários nos seus domínios.
Digladia-se o Guarany neste sábado contra o Horizonte, que tem 9 pontos e que está virtualmente classificado e que lutará para amealhar, pelo menos, um ponto para sacramentar de vez a sua passagem para a segunda fase. Na última rodada recebe o Tiradentes, em confronto direto, num embate que pelo frigir dos ovos estará valendo para os dois a classificação, no chamado jogo de seis pontos.
De qualquer forma dos três que brigam para fugir da segunda vaga do descenso, o Guarany é o que está em melhores condições, pois atuará em casa as duas últimas partidas, contra adversários do seu porte técnico e ainda pelo fato de nem precisar vencer as duas partidas, pois vencendo uma e empatando outra chegará a 9 pontos garantindo, desse modo, a sua permanência na divisão de elite do nosso futebol. No nosso ponto de vista a briga se restringirá entre Tiradentes e Uniclinic.
Falemos do Fortaleza para dizer que o Marquinhos Santos ainda não teve tempo para observar melhor a equipe nos treinamentos isto porque, depois que chegou ainda não teve tempo nem para respirar, posto que, do aeroporto, na segunda-feira, já embarcou direto com a equipe para um compromisso de vida ou morte contra o Moto.
O resultado foi péssimo para o Fortaleza, que agora para se classificar ainda depende de si próprio, mas terá que vencer o Altos, em casa, e conseguir pelo menos um empate contra o Bahia em Salvador. Por mais paradoxal que possa parecer o Moto pode dar uma ajuda providencial e significativa para o Tricolor, desde que vença o time baiano, a quem receberá em casa, na próxima rodada.
O Bahia tem cinco pontos, mas um jogo a menos, o qual somente se realizará na quinta-feira, dia 2 de março e para o qual é o franco favorito, devendo somar os três pontos, reassumindo a ponta do pelotão do grupo. Nas outras duas rodadas sairá para enfrentar o Moto e na última receberá o Fortaleza, provavelmente, ambos brigando pela primeira posição, pois a tendência é que o Fortaleza vença o time piauiense e chegue a nove pontos.
Na eventualidade do Bahia ser derrotado pelo Moto, ficaria com oito pontos, situação em que o Fortaleza jogaria em Salvador, pelo empara para se classificar em primeiro lugar. Na hipótese do embate entre Moto e Bahia sair empatado o tricolor baiano somaria nove pontos, condição em que se o jogo entre Bahia e Fortaleza sair empatado a decisão dar-se-á pelos critérios de desempate. São muitas as possibilidades, portanto vamos ter fé.
Virando o chip vamos nos ater um pouco ao andar de cima do campeonato para dizer que o Fortaleza, pelos critérios de desempate é o segundo do campeonato, com 14 pontos, mesma pontuação do Maranguape, terceiro colocado. Em quarto lugar vem o Ferroviário com 13 pontos e na quinta posição vem o Guarani de Juazeiro com 12.
O Fortaleza, que luta com todas essas equipes pelo segundo lugar do grupo, terá que vencer o Tiradentes para manter a posição, num jogo dos mais importantes vez que o time da Polícia, que luta para não cair, buscará a vitória a todo custo. O nosso maior rival, que tem 19, em vencendo o Uniclinic garantirá o primeiro lugar do grupo. O Fortaleza tem que vencer os seus dois compromissos e torcer por um tropeço do Ceará, diante de um Uniclinic, que lutará desesperadamente pela vitória para não ser rebaixado. Sejamos otimista, pois tudo é possível.
Por hoje c’est fini.
Comments