FORTALEZA X BAHIA TEM HISTÓRIA
- Advíncula Niobre
- 26 de jan. de 2017
- 4 min de leitura

A Copa do Nordeste, na sua primeira rodada, que se completa hoje, prosseguiu ontem com três jogos. O Sport, como eu havia prognosticado, venceu o Sampaio Corrêa por 1 x 0, confirmando o favoritismo, até porque estamos falando de um clube de Série A, que conseguiu manter o elenco e ainda se reforçou. Jogou desfalcado do Diego Souza, servindo a seleção, mas mesmo assim, manteve a supremacia e é um dos fortes candidatos à classificação.
Pelo Grupo A, que tem o Náutico em primeiro lugar, após vitória por goleada contra o Uniclinic, jogaram Campinense e Santa Cruz, de quem seu esperava mais. O Campinense durante toda a partida foi o senhor das ações, mas não soube transformar esse domínio em gols. Conseguiu fazer um a zero no finzinho do prélio, mas o Santa Cruz, numa bobeira do atacante do time paraibano, que cometeu um pênalti infantil, próprio de atacante que não tem cacoete de marcador e achou o resultado, ficando em 1 x 1, injusto para o time da Serra da Borborema, por tudo que produziu.
Pelo Grupo D, o da sopinha de letras, defrontaram-se CSA e ABC e de forma surpreendente o time norte-rio-grandense foi derrotado por goleada, 3 x 0. A primeira rodada desse grupo se completa hoje com o embate Itabaiana e CRB e, pelo equilíbrio que vemos nessa Copa, que já se manifesta na primeira rodada, quase sem exceção, não vamos nos aventurar a fazer prognóstico, se bem que dos dois clubes o CRB tem camisa e tradição tendo, no nosso entendimento maiores probabilidades de sair vencedor.
O Grupo E, tem os seus dois jogos hoje. Defrontam-se Vitória e Sergipe, com o favoritismo ficando do lado do time baiano, que teve dificuldades na Série A, mas que conseguiu se manter na competição. O Outro jogo envolve América (RN) e Botafogo da Paraíba, num clássico regional, em que tudo pode acontecer. Não vejo favoritos, também não conheço o poderio dos clubes.
Completando ainda o Grupo C, que tem o Sport como líder absoluto, atuam River e Juazeirense, com o time piauiense, por jogar em casa e pela própria tradição, tendo mais possibilidades de vitória, lembrando que o Juazeirense tem se destacado nos últimos anos, no futebol baiano, podendo ser considerado um clube em ascensão.
Pelo Grupo B os dois confrontos serão hoje. Teremos Moto x Altos e Fortaleza x Bahia. No primeo0ro confronto avaliamos que o time maranhense tem mais possibilidades de sair vitorioso, tanto pela camisa como pela tradição que possui no futebol timbira, entretanto, o Altos vem se destacando no futebol piauiense, tendo superado equipes tradicionais, dentre as quais o Flamengo, de modo que pode surpreender.
O segundo jogo é sem dúvidas o maior clássico da primeira rodada, envolvendo Fortaleza x Bahia. Evidente que torcemos pelo Fortaleza e até acreditamos que seja o vencedor, contudo, não devemos esquecer que o Bahia é um dos maiores favoritos a conquistar o certame e, com certeza vem numa fase melhor do que o Fortaleza, sem falar que conta com alguns medalhões no seu elenco.
O Fortaleza, ainda em formação, e precisando de alguns reforços em compartimentos principais, como meio de campo e ataque, visando conseguir maior poder de fogo, em três partidas pelo Cearense, se mantém invicto, mas às duras penas, tendo em vista que não foi muito bem nas duas primeiras partidas e na terceira, contra o nosso maior rival, saiu vencedor e ganhou um novo alento e deu novas esperanças à sua torcida.
O treinador Hemerson Maria, que nesse início está se mostrando muito corajoso, escalando o time ofensivamente no 4-3-3, mostrou que não tem medo de cara feia e que escalará a mesma equipe que derrotou o nosso rival, então cantado e decantado em prosa e em versos como o favorito, tinha gente apostando em goleada, o que nos leva a esperar um Fortaleza batalhador e lutando por cada palmo de terreno do gramado.
No embate contra o Ceará já notamos mais equilíbrio na defesa, o time deixou de levar bolas nas costas, já deu mostra de que tem um meio de campo mais combativo e mais veloz e precisa equacionar as jogadas ofensivas. O que se espera é que o rdorigo Andrade, jogando mais à frente, mais perto do sistema ofensivo, possa render mais, pois nesse sistema ficamos muito dependentes do seu bom desempenho.
Todos analisam o Bahia como o favorito. Nada contra isto porque o time baiano manteve a base e se reforçou e até podemos dizer, em termos financeiros, que estamos diante da luta de Davi contra o Golias, mas acreditamos no poder de superação e no valor e comprometimento dos nossos atletas, de forma que contrariando a parte da imprensa, acreditamos na vitória tricolor, para cuja consecução o apoio da torcida será fundamental.
São clubes que já se defrontaram inúmeras oportunidades, ficando a vantagem em número de vitórias para o time baiano, que tem quatro a mais, contudo o Fortaleza desclassificou, ao longo da história o desclassificou em duas disputas importantes, ambas válidas pela decisão do Regional Norte e Nordeste da Taça Brasil, certame que foi equiparado pela CBF ao campeonato Brasileiro.
Em 1960, o time baiano, que era o campeão brasileiro de 1959, em disputa direta com o Santos de Pelé e companhia, foi eliminado pelo Fortaleza na decisão da Regional Norte e Nordeste da Taça Brasil. Na primeira partida o Fortaleza venceu por 2 x 1 e de virada, jogo que assisti, entrando na Hora do Pobre, não tendo visto o gol do Bahia, mas apenas os dois do Tricolor. Na segunda partida, em Salvador, o Tricolor segurou o 0 x 0 e se sagrou campeão.
Em 1968, pela mesma disputa, Regional Norte e Nordeste da Taça Brasil o Fortaleza, mais uma vez eliminou o time baiano e se credenciou a disputar o título brasileiro com o Botafogo, em cuja disputa sagrou-se, mais uma vez, vice-campeão brasileiro. Na primeira partida, em Salvador perdeu por 1 x 0. Na segunda, em Fortaleza, o Fortaleza devolveu o placar ficando tudo empatado. Por força do regulamento foi disputada uma terceira partida, vencida pelo Tricolor por 2 x 1, que arrebatou o título de Campeão do Norte e Nordeste..
Por hoje c’est fini.
Opmerkingen