98 ANOS DE HISTÓRIA E DE GLÓRIAS QUE POUCOS CLUBES TÊM
- Advíncula Nobre
- 18 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Entrega do Leão de Ouro ao Salvino
No dia de hoje o Fortaleza completa 98 anos de muitas conquistas, de glórias e tradição, exatamente por formar times vibrantes, aguerridos e fortes, que honraram, a sua história e fizeram com que chegasse à essa idade maravilhosa, quase centenária, laureado de conquista, como o clube mais vencedor do futebol cearense, cujas vitórias se deram dentro das quatro linhas e não nos tribunais, ou por decreto.
Da história desses 98 anos faço de 60, pois comecei a torcer pelo Fortaleza aos 9 anos, exatamente quando o melhor clube do ano de 1958 era o nosso rival e o Fortaleza era apenas o quarto clube em torcida, mas já era o maior vencedor do nosso futebol. O motivo para preferir o Fortaleza foi simples: As cores mortas do nosso rival não me atraíram. Preferi cores mais vivas que representam a vida: O vermelho o sangue; o azul a fidalguia e o branco a paz que deve reinar entre os homens.
E eu estava certo na escolha, porque o Fortaleza passou a ser o maior clube no futebol cearense e o que tem maior torcida, em cuja força acreditei quando era apenas e tão somente a quarto do estado. Hoje é a primeira, com 2.500.000 de adeptos só no nosso estado, sem falar que o clube é o maior em torcida, comparando ao nosso rival, em todos os estados brasileiros, principalmente no Norte do Brasil.
O Fortaleza viria a ser o clube de mais conquistas no estado: Quatro vice-campeonatos brasileiros, dois da Série A (1960 e 1968) e 2 da Série B (2002 e 2994. O clube que tem mais títulos regionais em número de 7 e o único que tem um título internacional, A Copa Paramaribo, conquistada em 1962, cujo troféu se encontra em exposição no Museu do Castelão. É o clube cearense com maior número de campeonatos, 41, em detrimento de ser 5 anos mais novo do que o nosso rival e de não ter participado por 3 anos da disputa.
É o clube cearense melhor colocado no ranking mundial de clubes, com 226 pontos. É o dono do maior estádio particular do estado, o Alcides Santos, com capacidade para 7.000 espectadores, aliás, mesmo sendo redundância afirmo que o Fortaleza é maior em tudo. Nasceu para ser grande!
É o clube cearense que tem a maior média de público nos campeonatos brasileiros, reunindo-se todas as divisões. No momento é o oitavo e incluindo todos os clubes brasileiros em todos os tempos é o décimo quarto, assim como é o décimo quarto do Brasil em apostas da Timemania e o segundo do Nordeste, perdendo apenas para o Bahia.
Foi o segundo clube com maior média de público na Série A em 2005, perdendo apenas para o Cruzeiro, o campeão brasileiro daquele ano. É o detentor do maior público pagante do Castelão, com 93.903 pagantes em jogo recente contra o Juventude e jogo de uma torcida só, sendo o único clube do Brasil cuja torcida é capaz de sozinha encher uma Arena, posto que os três maiores público da Arena Castelão são seus.
Alcides Santos, naquela bela sexta-feira de 1918, ao lado de Clóvis Gaspar, Clóvis Moura, Humberto Ribeiro, Jayme Albuquerque, João Gentil, Oscar Loureiro, Pedro Riquet, Walter Olsen e Walter Barroso, não tinha a noção de que estaria fundando o clube mais laureado, querido e respeitado do Futebol Cearense, razão por que nesta data importante rendemos homenagens aos nossos fundadores e ao primeiro presidente, Alcides Santos, que fundou um clube cujas cores se inspiraram, na bandeira da França.
Ressalte-se que no seu primeiro ano de vida (1918) o Fortaleza conquistaria o torneiro da Liga Metropolitana, motivo pelo qual, com fundamento em fatos históricos, contestamos o Penta Fajuto, que esperamos, nesta ano seja derrubado pelo nosso Departamento Jurídico, que tem a obrigação de lutar para incorporação do título de 2002. O Departamento Jurídico do Fortaleza não precisa fazer mais nada, basta fazer isso.
Passaria o dia inteiro discorrendo sobre as conquistas tricolores, mas vou terminar esse resumo de glórias parabenizando a Nação Tricolor, orgulho mor de todos nós porquanto, pela sua fidelidade e paixão, é reconhecida por toda imprensa brasileira. Parabéns ao Fortaleza! Parabéns a todos nós! São 98 anos de glórias e história que poucos clubes têm.
Por hoje c’est fini.
コメント