top of page

98 ANOS DE HISTÓRIA E DE GLÓRIAS QUE POUCOS CLUBES TÊM


Entrega do Leão de Ouro ao Salvino

No dia de hoje o Fortaleza completa 98 anos de muitas conquistas, de glórias e tradição, exatamente por formar times vibrantes, aguerridos e fortes, que honraram, a sua história e fizeram com que chegasse à essa idade maravilhosa, quase centenária, laureado de conquista, como o clube mais vencedor do futebol cearense, cujas vitórias se deram dentro das quatro linhas e não nos tribunais, ou por decreto.

Da história desses 98 anos faço de 60, pois comecei a torcer pelo Fortaleza aos 9 anos, exatamente quando o melhor clube do ano de 1958 era o nosso rival e o Fortaleza era apenas o quarto clube em torcida, mas já era o maior vencedor do nosso futebol. O motivo para preferir o Fortaleza foi simples: As cores mortas do nosso rival não me atraíram. Preferi cores mais vivas que representam a vida: O vermelho o sangue; o azul a fidalguia e o branco a paz que deve reinar entre os homens.

E eu estava certo na escolha, porque o Fortaleza passou a ser o maior clube no futebol cearense e o que tem maior torcida, em cuja força acreditei quando era apenas e tão somente a quarto do estado. Hoje é a primeira, com 2.500.000 de adeptos só no nosso estado, sem falar que o clube é o maior em torcida, comparando ao nosso rival, em todos os estados brasileiros, principalmente no Norte do Brasil.

O Fortaleza viria a ser o clube de mais conquistas no estado: Quatro vice-campeonatos brasileiros, dois da Série A (1960 e 1968) e 2 da Série B (2002 e 2994. O clube que tem mais títulos regionais em número de 7 e o único que tem um título internacional, A Copa Paramaribo, conquistada em 1962, cujo troféu se encontra em exposição no Museu do Castelão. É o clube cearense com maior número de campeonatos, 41, em detrimento de ser 5 anos mais novo do que o nosso rival e de não ter participado por 3 anos da disputa.

É o clube cearense melhor colocado no ranking mundial de clubes, com 226 pontos. É o dono do maior estádio particular do estado, o Alcides Santos, com capacidade para 7.000 espectadores, aliás, mesmo sendo redundância afirmo que o Fortaleza é maior em tudo. Nasceu para ser grande!

É o clube cearense que tem a maior média de público nos campeonatos brasileiros, reunindo-se todas as divisões. No momento é o oitavo e incluindo todos os clubes brasileiros em todos os tempos é o décimo quarto, assim como é o décimo quarto do Brasil em apostas da Timemania e o segundo do Nordeste, perdendo apenas para o Bahia.

Foi o segundo clube com maior média de público na Série A em 2005, perdendo apenas para o Cruzeiro, o campeão brasileiro daquele ano. É o detentor do maior público pagante do Castelão, com 93.903 pagantes em jogo recente contra o Juventude e jogo de uma torcida só, sendo o único clube do Brasil cuja torcida é capaz de sozinha encher uma Arena, posto que os três maiores público da Arena Castelão são seus.

Alcides Santos, naquela bela sexta-feira de 1918, ao lado de Clóvis Gaspar, Clóvis Moura, Humberto Ribeiro, Jayme Albuquerque, João Gentil, Oscar Loureiro, Pedro Riquet, Walter Olsen e Walter Barroso, não tinha a noção de que estaria fundando o clube mais laureado, querido e respeitado do Futebol Cearense, razão por que nesta data importante rendemos homenagens aos nossos fundadores e ao primeiro presidente, Alcides Santos, que fundou um clube cujas cores se inspiraram, na bandeira da França.

Ressalte-se que no seu primeiro ano de vida (1918) o Fortaleza conquistaria o torneiro da Liga Metropolitana, motivo pelo qual, com fundamento em fatos históricos, contestamos o Penta Fajuto, que esperamos, nesta ano seja derrubado pelo nosso Departamento Jurídico, que tem a obrigação de lutar para incorporação do título de 2002. O Departamento Jurídico do Fortaleza não precisa fazer mais nada, basta fazer isso.

Passaria o dia inteiro discorrendo sobre as conquistas tricolores, mas vou terminar esse resumo de glórias parabenizando a Nação Tricolor, orgulho mor de todos nós porquanto, pela sua fidelidade e paixão, é reconhecida por toda imprensa brasileira. Parabéns ao Fortaleza! Parabéns a todos nós! São 98 anos de glórias e história que poucos clubes têm.

Por hoje c’est fini.


 
 
 

コメント


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
POR TRÁS DO BLOG
Advíncula Nobre

Advíncula Nobre, colaborava com o site Razão Tricolor e quando esse encerrou, passei a colaborar com os Leões da Caponga, que também encerrou as atividades, quando então ainda residindo em Guarabira (PB), resolvi criar o site para publicar a Coluna do Nobre, que eu já publicava no Leões da Caponga. Isso aconteceu há cerca de 11 (onze) anos. Sou formado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, turma de 1989 e funcionário aposentado do Banco do Brasil. Torço pelo Fortaleza Esporte Clube desde Outubro de 1960 e comecei a frequentar o Estádio Presidente Vargas, na condição de menino pobre na "hora do pobre". O estádio abria 15 minutos antes do término da partida para que os menos favorecidos tivessem acesso. Foi assim que comecei a torcer pelo Fortaleza. Morei em Guarabira (PB) por 27 anos e sempre vinha assistir a jogos do meu time. Guarabira (PB) dista 85 Km de João Pessoa capital Paraíbana e 650 km de nossa cidade Fortaleza (CE). Também morei em Patos (PB), Pau dos Ferros (RN), Nova Cruz (RN) União (PI) e Teresina (PI). Também cursei Administração de Empresas e Direito, em virtude de transferências, não terminei essas duas faculdades. Era o meu emprego e o pão de cada dia ou as faculdades.

Desenvolvido por:

(88) 9 9776 7362

© 2016 por "Fortaleza Sempre". Orgulhosamente criado com Go Gestor

bottom of page