FORTALEZA NA FARES LOPES - JOGAR PARA SER CAMPEÃO
- Advíncula Nobre
- 3 de jun. de 2016
- 4 min de leitura

O Fortaleza participará da Copa Fares Lopes e estreia na competição no dia 17 de agosto enfrentando em casa, em estádio que ainda vai ser definido o Guarany de Sobral. O Fortaleza vem participando dessa competição e há cerca de dois anos nem participava, com o Sub-20, numa tomada de decisão muito acertada, vez que esses garotos necessitam entrar no ritmo e durante o ano todo, sendo esta uma excelente oportunidade para mostrar para o Marquinhos Santos que reúnem condições, evidentemente que com um pouco mais de experiência para envergarem a jaqueta do time principal.
Os que me acompanham sabem que sempre fui um defensor dessa competição, que de certa forma tem semelhanças com a Copa do Brasil, por ensejar a oportunidade para que os clubes que não disputam competições de âmbito nacional possam ter um período maior de atividade durante o ano. Não fosse a Fares Lopes e esse período, para alguns clubes, seria praticamente de três meses.
Fico torcendo para que ela passe a ser totalmente de pontos corridos, fator que dará aos clubes o ensejo de ficarem em atividade por um período mais longo, mas para que isso aconteça há a necessidade da federação conseguir patrocínios para cobrir as despesas. Nesse ponto a nossa Federação precisa ser mais eficiente, vez que o estado de São Paulo tem pelo menos cinco divisões e nenhuma é deficitária.
Para que a Fares Lopes não seja deficitária se faz premente que a Federação torne mais ágil e eficiente o seu Departamento de Marketing, colocando à frente do mesmo profissionais mais qualificados. Parece-me que o Fábio Mota iria comandar o Departamento, mas ao que parece a iniciativa morreu no nascedouro. No meu ponto de vista o Marketing da Federação estaria em boas mãos.
Do ponto de vista do Fortaleza defendo a premissa de que o clube, que ainda não tem essa taça, participasse da mesma, não como mero coadjuvante, mas como um sério candidato ao título e para isso teria que mesclar o time com profissionais que não estivessem sendo aproveitados no time principal. Seria salutar, porque lhes daria ritmo de jogo e estes ainda contribuiriam para um entrosamento mais efetivo entre a base e o time profissional, redundando numa melhor adaptação dos garotos. Fica a sugestão.
A imprensa marrom, ou a imprensa comprometida com o nosso rival, aproveita qualquer oportunidade para tentar tumultuar o ambiente tricolor, espezinhar e zombar do Fortaleza, ora de forma direta, ora de forma indireta ou nas entrelinhas.
Temos a certeza absoluta de que esse segmento da imprensa nos detesta e temos provas contundentes desse fato, uma vez que aquele programa, que é a “locomotiva da imprensa marrom” nos bloqueou de todas as formas, incluindo-se Twitter e Watsapp, não por motivo que o justifique, mas simplesmente porque fazemos o contraponto, redarguimos e reagimos quando maltratam o nosso querido Tricolor de Aço. Seguramente não estamos entre aqueles que aplaudem e que prestam referência a esses tipos de programa e de apresentadores.
Quem sabe se formos agraciados com alguma comenda não mudamos de opinião! Isso jamais acontecerá, primeiro porque jamais seremos homenageados em eventos festivos desse pessoal e em segundo lugar porque a nossa índole não permite, como homens e como defensores que somos do nosso querido Fortaleza.
Um desses programas, cujo apresentador me surpreendeu, posto que o considerava moderado, vez que diante da possibilidade do Rosinei vir para o Fortaleza saiu-se com o seguinte comentário: Um jogador que já esteve no Corinthians, vem batendo, vem batendo e vem bater aqui”. Finalizando em outras palavras concluiu, pelas entrelinhas, que o mesmo, ou está fora de forma, ou está bichado. Enquanto isso um jogador “bichado” é apresentado por esse pessoal como uma grande contratação do nosso rival. Ora, me compre um bode e me façam cócegas que eu quero rir!
A locomotiva esvoaçante, por sua vez, todo dia tira um jogador do Fortaleza. Antes foi o Berna e o Pio para o Botafogo; depois foi o Jean Mota para o Sport e agora é o Everton para o Flamengo e já falam em Goiás. Qual será o de amanhã?
Ora, se todo dia, dizendo ler opinião de torcedores rivais, assertiva que pode carecer da verdade, afirmam que somos um clube de Série C e que por isso jogador bom só virá compor o nosso plantel se estiver com problemas, como então temos tantos jogadores bons?
Como vemos esse pessoal costumeiramente se perde pelas palavras e pelos contrassensos que produzem diariamente e por fazerem oposição cerrada ao Fortaleza, ao ponto de virarem “empresários” de outros clubes.
Podemos concluir que não defenderiam com tanto ardor o nosso rival e não articulariam tantas maquinações contra o Fortaleza se não houvesse um incentivo motivacional. Não dar para ouvir o tilintar das moedas, mas com certeza toda essa trama urdida contra o Tricolor não é feita gratuitamente e a troco de nada. Na verdade não acreditamos que entre pessoal e o Ceará exista esse tipo de “amor platônico” que nada pede em troca.
Efemérides – 3 de junho de 1928 – Fortaleza 5 x 1 Ceará. Isso foi há 88 anos
Gols - Fortaleza: Mário, Xixico, Juracir (2) e Pirão – Ceará: Viriato
Fortaleza - Aderaldo, Correia, Rola, Calixto e Caranã; Loyola e Hidelbrando; Juracy, Mário, Xixico e Pirão.
Por hoje c’est fini.
Comments