FORTALEZA LÍDER EM RANKING DE PÚBLICO
- Advíncula Nobre
- 4 de mai. de 2016
- 4 min de leitura

O Fortaleza, mesmo tendo saído nas quartas de final da Copa do Nordeste de 2016 terminou como o clube que teve a maior média de público do certame, à frente, por exemplo, do Santa Cruz, o campeão e do Campinense, o vice. O Tricolor se classificou em primeiro lugar com uma média de 12.936 pagantes sendo seguido pelo Bahia, segundo, com 11.965; Sport, o terceiro, com 11.698; Santa Cruz, o quarto, com 11.621 e Ceará, o quinto, com 10.599. Saliente-se que entre os cinco primeiros colocados o nosso estado colocou o primeiro e o quinto; Pernambuco bem com o terceiro e o quarto e a Bahia com o segundo.
O Campinense, que foi o vice-campeão ficou apenas na sétima posição com uma média de 5.901 pagantes, perdendo para o Botafogo da Paraíba que teve 6.606 pagantes. O último entre os vinte clubes foi o Coruripe de Alagoas, que apresentou uma média de apenas e tão somente 692 pagantes. São dados que mostram a força da Nação Tricolor que, mesmo não vindo comparecendo em massa, como lhe é habitual, assim mesmo é a líder do ranking.
O Marquinhos alterará o Fortaleza para a partida contra o Flamengo, contudo a estrutura básica da defesa continuará praticamente a mesma, vez que o Edimar jogará pela direita, o Lima como líder da zaga e o Elivelton pela esquerda, pelo menos essa foi uma das alternativas treinadas pelo treinador. Respeito muito a capacidade inventiva do Marquinhos, contudo, tendo o Felipe à disposição eu não abriria mão do jogador na lateral direita, enfim, cada cabeça uma sentença.
O ponto positivo é que o Corrêa voltará como titular do setor de contenção onde, no meu modesto ponto de vista tem lugar assegurado, na min há ótica ao lado do Felipe, deslocando o Pio para a direita. No meu entendimento essa formação, em termos táticos, seria mais versátil e mais eclética que aquela que garante o Edimar como lateral, isto porque o Tricolor perde muito no apoio e não tem ganhos na marcação que justifique essa escalação.
O meu time seria Berna, Pio, Lima, Elivelton e William Simões; Corrêa, Felipe, Jean Mota e Everton; Juninho e Anselmo, sendo que o Daniel Sobralense ficaria de sobreaviso para compor o ataque, em substituição ao Juninho, que é habilidoso, mas que não tem pique, tanto é que vem cansando no segundo tempo. Uma outra possibilidade seria colocar o Daniel sobralense no meio, isto no segundo tempo, recuando o Jean para a lateral esquerda, onde avalio que produz mais.
Para essa partida não sabemos quem são os relacionados, mas ao que consta dois jogadores, além do Elivelton foram regularizados, Railan e Natan, estando aptos a figurarem na relação dos convocados para essa importante partida. O lateral direito, em entrevista, deixou patente que tinha convites de clubes da Série A, mas em reconhecimento ao Marquinhos preferiu o Fortaleza. Oxalá! Pratique futebol de nível de Série A. Em isso acontecendo, mais cedo do que se possa imaginar será ídolo da torcida.
A torcida está respondendo de forma elogiável ao chamamento do presidente Jorge Mota, haja vista que já foram vendidos antecipadamente cerca de 22.000 ingressos e a perspectiva é de que nesta quarta a venda chegue aos 40.000. Com certeza teremos uma boa presença de público e uma boa renda, o que aumenta a responsabilidade do Fortaleza, vez que a vitória, por força do regulamento, lhe garantirá 100% da renda líquida.
Para garantirmos essa vitória precisamos que a defesa se porte com muita segurança e focada no jogo, até porque o Flamengo tem atacantes perigosos e o ataque apresente muita eficiência e acerto nos arremates a gol e para tanto dependemos especialmente do nosso centroavante, Anselmo, que entrou definitivamente na briga pelo Prêmio Friedenreich, com o qual é agraciado anualmente o maior goleador do país. No momento o número um é o Rodrigão do Campinense e já com pré-contrato com o Santos, e que tem 17 gols. Em segundo vem o Anselmo com 14. Por enquanto quem manda na artilharia brasileira são os clubes nordestinos.
Reconhecemos que o Flamengo tem um ataque perigoso, contudo, o seu calcanhar de Aquiles é a defesa, que tem sido responsável, no meu ponto de vista, pelos insucessos do clube. Isso indica que o Fortaleza tem que atuar com inteligência, concentrando as suas forças em cima desses defensores, especialmente do Wallace que, costumeiramente tende a falhar. Se o nosso ataque jogar com compenetração, bem municiado pelo meio campo, temos tudo para obter uma boa vitória.
O comparecimento da torcida em larga escala, tanto no jogo contra o Flamengo, como no confronto decisivo contra o Uniclinic no próximo domingo, será de fundamental importância para o equilíbrio financeiro do Tricolor que, após esse dois encontros, por força de suspensão impostas pelo STJD, oriundas de descalabros praticados pelas torcidas organizadas e por ter dois jogos fora dos seus domínios, pela Série C, passará cerca de trinta e cinco dias, mais de um mês, sem arrecadação. O equilíbrio financeiro do Fortaleza está literalmente nas mãos da sua torcida.
EFEMÉRIDES - 03 de maio de 1928, pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza vencia o Ceará por 4 x 2. Esse fato histórico aconteceu há 88 anos.
Por hoje c’est fini.
Advíncula Nobre
Comentarios